Compreendendo a necessidade de elaborar um instrumento que promova a segurança das crianças durante a permanência na unidade pediátrica dos hospitais, o Curso de Enfermagem das Faculdades INTA construiu um projeto de pesquisa para a implementação de uma Tecnologia para a Segurança do Paciente em Unidade Pediátrica.
O responsável pelo projeto é João Victor Lira Dourado, acadêmico de Enfermagem e pesquisador pelo Grupo de Pesquisa Promoção e Educação em Saúde de Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (GRUPPESPEV) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da Profa. Me. Francisca Alanny Rocha Aguiar. Além de promover a segurança das crianças, a tecnologia busca auxiliar e facilitar a atuação dos profissionais de enfermagem.
De acordo com a organização do projeto, “o emprego do software no serviço de saúde funcionará como um sistema de subsídio inteligente que auxiliará na tomada de decisões clínicas, facilitando o gerenciamento das informações, organização e, servindo de base para o cuidado, bem como tornar-se-á ferramenta colaborativa para melhoria dos processos na busca da excelência pelo cuidado, favorecendo a acreditação da qualidade da assistência e da instituição hospitalar”.
A primeira etapa do projeto de pesquisa configura-se na construção do software a partir de sete etapas, que serão financiadas pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio do Edital nº 02/2017. Também compõem o projeto a docente do curso de Enfermagem das Faculdades INTA, Profa. Me. Amélia Romana Almeida Torres, o acadêmico Francisco Antonio Carneiro Araújo e a enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Camila Rodrigues Lopes França.