Curso de Educação Física realiza Projeto de Extensão em parceria com o NAPI

O curso de Educação Física desenvolve dois Projetos de Extensão em parceira com o Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI). São realizados atendimentos de acupuntura e pilates para gestantes. Os serviços são disponíveis para estudantes, colaboradores e também para a comunidade.

A iniciativa tem como objetivo construir uma proposta de saúde para ampliar a qualidade de vida das pessoas. Professores e estudantes compartilham de um ambiente de ensino, pesquisa e extensão, com a oportunidade de vivenciar a prática do trabalho dentro da faculdade através de estágios e monitoria.

A acupuntura, realizada pela profa. Me. Andreia Pagani é ofertada duas vezes por semana e trata, principalmente, de lombalgias e cervicalgias, além de problemas como ansiedade e depressão. Segundo a professora, “as técnicas com agulha e ventosa proporcionam melhora significativa nos sintomas e diminuem o uso de medicamentos.” A procura pode ser feita espontaneamente ou através de encaminhamentos de médicos e fisioterapeutas.

O pilates para gestantes, realizado pela profa. Cinthia Monteiro é uma prática terapêutica que tem como objetivo beneficiar a saúde física e emocional, preparando a mulher para as modificações que ocorrem durante a gestação e para que o bebê seja recebido da melhor forma possível.

As professoras Andreia Pagani e Cinthia Monteiro ressaltam a importância das práticas para a saúde dos pacientes e também destacam o quanto é gratificante atender as pessoas da comunidade. O curso de Educação Física conta ainda com outros cinco projetos de extensão: futsal masculino e feminino, karatê, intercurso e colônia de férias.

Suyla Marques