Curso de Direito do UNINTA realiza IV Cerimônia do Vade Mecum

O Curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu, na última quinta-feira (5), a IV Cerimônia do Vade Mecum, direcionada aos acadêmicos do 2º semestre. O evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu docentes, discentes e familiares.

Esta solenidade representa não apenas um marco no início da jornada acadêmica dos estudantes, mas também simboliza a importância do Vade Mecum, livro essencial na graduação em Direito, e reafirma o compromisso dos estudantes com sua futura carreira profissional.

Participaram da cerimônia as turmas 18M1, 18M2, 18N1, 18N2 e 18N3. Na ocasião, também foi realizada uma palestra com o tema “Inteligência Artificial aplicada ao Direito”, proferida pelo Prof. Esp. Humberto Quezado. Estiveram presentes o coordenador do Direito, Prof. Me. Joshua Gomes Lopes, e a gestora pedagógica do curso, Profa. Me. Alana Mesquita.

Em seu discurso, o coordenador enfatizou o papel do livro para a formação profissional dos alunos. “A Cerimônia do Vade Mecum foi idealizada pela nosso querido e saudoso Prof. Carneiro Neto e tem como objetivo celebrar a presença dos alunos que estão no início do curso de Direito em nossa instituição. O Vade Mecum é o livro que contém a maioria das leis do ordenamento jurídico brasileiro e o nome, em latim, significa “aquele que me acompanha” e, de fato, é o livro que acompanhará os alunos até o final do Curso. Além disso, esse evento também tem como convidados especiais as famílias dos nossos discentes, pois eles também terão um papel essencial de ser suporte e apoio durante os próximos 5 anos”, destacou.

A professora Alana Mesquita também deixou palavras de inspiração aos acadêmicos. “Esse compêndio de leis, códigos e normas não é apenas um livro. Ele será o grande companheiro nas horas de estudo, nas provas e, futuramente, nas salas de audiência e nos escritórios. O Direito é vivo, e dominar a consulta e o entendimento das leis é uma das grandes artes da nossa profissão. Assim como um atleta treina seu corpo, o jurista treina a mente, e o Vade Mecum é o seu manual de referência”, declarou.