Na última quinta-feira (15), representantes do Centro Universitário Inta (UNINTA) e dos Hemocentros de Sobral e Fortaleza estiveram em reunião para debater a ampliação do acesso ao Curso de Biossegurança: SARS-COV-2 e COVID-19, criado e ofertado pela instituição. O objetivo é que toda a Hemorrede do estado do Ceará possa utilizar o material.
O curso, que já é utilizado pelo Hemoce de Sobral, poderá agora capacitar mais profissionais desse serviço essencial na área de saúde, uma vez que o atendimento será mais seguro com o uso das medidas de biossegurança adotadas, frente a situação da pandemia no Brasil.
Estiveram presentes no encontro, de forma remota, a Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNINTA, Profa. Dra. Michelle Alves; o Diretor do Hemocentro Regional de Sobral, Francisco Regis Araújo Ferreira Gomes; a Coordenadora Técnica Maria Soraia; a Gestora de Ensino e Pesquisa, Raila Souto, bem como os representantes do Hemocentro coordenador, com a presença da Coordenadora de RH Julia Firmeza, da Assessora de Gestão aos Hemocentros Regionais Márcia Soares, entre outros participantes.
Na ocasião, a Profa. Michelle Alves apresentou toda a plataforma criada pela AIAMIS, inicialmente planejada para uso dos estudantes, professores e colaboradores das instituições mantidas. Com o sucesso do projeto, diversas escolas do Ceará mostraram interesse em utilizar o curso, que agora também foi ampliado para o Hemoce.
O que é a plataforma
A plataforma é uma ferramenta de inovação pedagógica criada pelo UNINTA, seguindo os ensinamentos de seu fundador e Chanceler, Dr. Oscar Rodrigues Junior, em oferecer um ensino de qualidade e uma experiência completa no ensino superior. Mesmo com os obstáculos da pandemia, a instituição adaptou todas as suas atividades e preparou, através de uma comissão interna, todos os protocolos necessários para manter o aprendizado e segurança de todos.
O objetivo é compartilhar conhecimentos na área da biossegurança e novos procedimentos nos mais diversos ambientes, como laboratórios, salas de aulas e clínicas, ressaltando a importância do distanciamento e critérios de higiene. Possui vídeos informativos sobre os protocolos e questionário para testar os conhecimentos sobre o assunto, totalizando 40h.