O Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Inta (UNINTA), Prof. Me. Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira participou como organizador e curador do projeto intitulado de “Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporânea” que aconteceu em Sobral. O evento foi realizado entre os dias 16 a 18 de janeiro na Casa de Cultura da cidade.
A mostra segue a linha do cinema documentário, que foi indicada pelo curador, Prof. Me. Philipi Bandeira, o qual possui experiência em produções do gênero. “Eu propus uma mostra de cinema indígena, que é um tema que eu já venho pesquisando algum tempo e já tenho muito material, pois já fiz curadoria com esse tipo de mostra em outros lugares também e a minha proposta é trazer essa experiência à Sobral”, colocou o organizador.
O Prof. Me. Philipi Bandeira comentou também sobre como foi participar do evento em sua posição como coordenador de uma graduação em cinema. “O mais interessante para mim foi me deparar com um publico novo. Foi muito bom perceber o cenário cinematográfico de Sobral e poder conhecer pessoas que abrangem um potencial interesse no curso de cinema. Essa experiência foi fundamental para mim, como coordenador de um curso que está prestes a inaugurar sua primeira turma da região”.
Foram apresentados na mostra os filmes/documentários “Martírio” de Vincent Carelli, “Karioka” e “Aldeia Londres” de Takumã Kuikuro, “As Hipermulheres” de Carlos Fausto, Leo Sette e Takumã Kuikuro, “Retomada” de Leon Sampaio, “Espelho Nativo” de Philipi Bandeira e “Xeker Jetí- A casa dos ancestrais” de Coletivo Tekó Porã.