Centro de Ciências da Saúde do UNINTA tem 2 projetos de aperfeiçoamento do SUS aprovados para o programa PET-Saúde e lança editais para seleção de acadêmicos e docentes; Inscrições estão abertas

O Centro de Ciências da Saúde do Centro Universitário Inta (UNINTA) e o UNINTA Campus Itapipoca foram selecionados com a aprovação de 02 (dois) projetos de aperfeiçoamento do SUS na 10ª edição do programa PET-Saúde – 2022/2023. O programa é voltado para acadêmicos, profissionais e docentes de saúde. Com o resultado, a instituição lança processo seletivo para 80 bolsas, entre tutores e monitores. Os interessados devem se inscrever até quinta-feira, 07 de julho.

Os projetos foram elaborados em parceria com as Secretarias de Saúde de Sobral e de Itapipoca e a edição deste ano do programa possui o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”.

Os trabalhos aprovados contemplam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina (Campus Sobral) e Medicina (Campus Itapipoca), Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Realizado pelo Ministério da Saúde e da Educação e conduzido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o PET-Saúde auxilia na formação qualificada e no desenvolvimento dos trabalhadores do SUS, aprimorando o conhecimento dos profissionais e estudantes da área da saúde.

Em sua fala, a Diretora do Centro de Ciências da Saúde – CCS, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos, enfatizou as estratégias que serão utilizadas para a integração com a comunidade. “Gostaria de ressaltar duas importantes competências deste projeto, o trabalho em equipe com profissionais de saúde da rede de saúde que atuam naquele território e a outra é a aproximação com a comunidade, tanto o acadêmico quanto o docente e preceptor vivenciarão os desafios presentes no local em uma perspectiva de buscar e encontrar soluções assertivas”. Declarou.

O coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes, destacou a importância e falou o quanto o programa enriquece o processo de formação do estudante. “Tenho uma visão muito positiva do PET. Já fui preceptor enquanto era profissional de saúde e posso dizer com convicção que o programa fortalece essa vinculação entre assistência e formação. Este projeto tem um viés muito favorável para o desenvolvimento de discentes e dos nossos docentes também. É algo que agrega bastante. Eu penso neste projeto como a situação do aluno e do professor tutor estender os braços da universidade para o território que ele estará presente ”. Comentou.

Os interessados podem se inscrever por e-mail, através dos endereços eletrônicos:

– Atuação em Sobral
Tutor: [email protected]
Monitor: [email protected]

– Atuação em Itapipoca
Tutor: [email protected]
Monitor: [email protected]

O resultado será divulgado no dia 15 de julho e os requisitos para os acadêmicos estão sujeitos a modificações de acordo com as regras de cada curso. Confira os editais abaixo.