Acadêmicos de vários cursos de graduação do Centro Universitário INTA – UNINTA utilizaram de diversos meios de comunicação para expressar o sentimento de satisfação e gratidão pelo suporte recebido na Clínica de Psicopedagogia. O local é um setor da instituição que trabalha no acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Coordenada pela Profa. Me. Léa Barbosa de Sousa, a clínica atua na prevenção de possíveis problemas de aprendizagem que possam vir a prejudicar o desempenho dos acadêmicos nos estudos, oferecendo orientações, aconselhamentos e apoio psicopedagógico. A coordenadora ressalta e destaca o seu sentimento de felicidade, “fico muito feliz e com uma enorme satisfação em poder ajudar esses alunos, levá-los a acreditar no potencial que cada um tem”, evidenciou.
Confira alguns depoimentos:
“Tenho limitações na aprendizagem desde a educação infantil, isto não me impediu de sonhar com um curso superior, estou concluindo e o apoio psicopedagógico foi muito importante para mim”, acrescenta a discente do curso de Pedagogia.
“Procurei o apoio psicopedagógico do UNINTA porque estava com muitas dificuldades de atenção, desorganização nos estudos, não sabia por onde começar, tinha até pensando em trancar o curso. Conversei com a professora Léa, ela me fez enxergar coisas que eu por mim mesmo ainda não tinha. Faço acompanhamento desde que entrei na faculdade, tenho TDAH e outros transtornos”, ressalta o estudante do curso de Farmácia.
“Tenho crises epiléticas, fui encaminhada por uma professora do curso. Ao chegar na clínica me deparei com a prof.ª Léa, ela é ótima, me ajudou muito, em tudo, não só nas minhas dificuldades, me escutava e sempre me dizia que ia dá tudo certo, deu, passei em todas as disciplinas, consegui ir bem no semestre. A clínica de psicopedagogia do UNINTA é maravilhosa. Sou grata a prof.ª Léa e a Instituição. Continuarei vindo, pois, sei o quanto eu preciso de acompanhamentos nas minhas dificuldades de escrita, interpretação, raciocínio, memória, atenção entre outras dificuldades que tenho, como o de linguagem,” salienta a acadêmica do curso Educação Física.
“Precisava me conectar com a aprendizagem e os problemas que eu estava tendo foram solucionados no apoio psicopedagógico, fui encaminhado para o apoio psicológico e outros profissionais”, acentua o estudante do curso de Jornalismo.
Sobre a clínica
A unidade existe desde 2007 e está apta a atender diferentes queixas, que podem envolver desde problemas emocionais, de atenção, concentração e memória, que afetam a aprendizagem, além de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia, transtorno de escrita (disgrafia), dentre outras dificuldades.
Diante o novo cenário ocasionado pela pandemia da COVID-19, as sessões acontecem de forma remota, via Whatsapp, ligações telefônicas, e-mails e pelo ecossistema de aprendizagem.