Acadêmicos do UNINTA são acolhidos antes da prova do ENADE

Pró-reitores, coordenadores, docentes e colaboradores do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram neste domingo, 27 de novembro, de uma ação de apoio aos estudantes que prestaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A realização do exame é obrigatória e o seu resultado analisa o desempenho das instituições de ensino a partir das notas de seus acadêmicos.

Sendo um dos locais de prova, o UNINTA promoveu o acolhimento aos acadêmicos, repassando informações, tirando dúvidas e distribuindo kits com caneta, água, barra de cereal e chocolates. Estiveram presentes na ação de apoio aos ‘enadeanos’ o Serviço de Acompanhamento ao Discente – SEAD/PRODEG e representantes dos cursos de graduação presencial e EaD.

“Todo mundo foi envolvido nessa ação. Cedemos o nosso espaço para abrigar todas as instituições, recepcionando nesse dia tão especial os nossos estudantes, que já são quase egressos. Fornecemos esse apoio para que eles se sintam mais à vontade e seguros, para mostrar na prova tudo aquilo que conseguiram agregar de conhecimentos aqui dentro. Desejo muito sucesso para todos”. Evidenciou a Pró-Reitora Administrativa, Profa. Mestre Ingrid Soraya de Oliveira Sá.

Ao final da prova, a acadêmica do 10º semestre, Joana Darc contou que fez questão de ficar até o final para receber o cartão de prova. “Achei o conteúdo da avaliação bem simples e parecido com o que a gente estuda semestralmente nas aulas do curso. O ENADE é uma prova muito importante, para classificar o quanto a gente aprendeu, para ver também o nível dos alunos que a instituição está formando”. Finalizou.

A Comissão para Desenvolvimento e Implementação do Projeto ENADE (CODIPE), idealizada pelo Chanceler do UNINTA Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, realizou durante todo o ano ações preparatórias como: trilhas de conhecimentos, simulados diagnósticos, simulados institucionais e atividades de formação geral e específica, como palestras e debates realizados pelos cursos presenciais e na modalidade à distância.

A iniciativa teve como objetivo estimular e preparar os alunos para o exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e obrigatório para ingressantes e concluintes das graduações de todas as instituições de ensino superior.

Sobre o ENADE
O ENADE é uma avaliação anual aplicada pelo Ministério da Educação – MEC que determina o nível dos cursos superiores, considerando a performance dos alunos na prova. Isso significa que uma boa prova determinará a pontuação da sua graduação, podendo representar um grande diferencial perante o mercado de trabalho.

Sendo um componente curricular obrigatório, inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. Dessa forma, o bom desempenho do estudante terá maiores chances de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e na jornada acadêmica pós-graduação.