Beco Cultural de Itapipoca. Foto: Alicia Machado.

Acadêmicos de Psicologia Discutem Direitos Humanos e Psicologia Social em Beco Cultural de Itapipoca

No último dia 5 de junho, o Beco Cultural de Itapipoca recebeu o evento “I Intervenção Psicossocial: a Psicologia Social e o Encontro com a Arte e a Cultura”. Com o tema “O Compromisso Ético, Estético e Político com a Garantia de Direitos Humanos”, o encontro reuniu acadêmicos, profissionais e a comunidade para debater o papel da Psicologia Social na promoção dos direitos humanos por meio das artes, da cultura e do diálogo com movimentos sociais implicados com a garantia de direitos.

Promovido pelo curso de Bacharelado em Psicologia do UNINTA Itapipoca, o evento resultou de uma parceria entre as disciplinas de Psicologia Social I, ministrada pela professora Jéssica Pascoalino, gestora de extensão do curso, e a disciplina de Psicologia, Ética e Profissão, ministrada pela professora Fernanda Farias. O momento contou ainda com o apoio da Coordenação de Extensão da Instituição de Ensino, da Secretaria de Cultura do município, da Prefeitura de Itapipoca e, especificamente, do Gabinete da Primeira-dama.

Foram realizadas diversas atividades visando o diálogo, além de apresentações culturais que destacaram a integração entre a psicologia e as expressões artísticas como ferramentas essenciais na luta pela garantia dos direitos humanos. A participação ativa dos estudantes e a colaboração das entidades parceiras reforçaram a relevância do compromisso ético, estético e político na formação dos futuros psicólogos.