Acadêmicos das turmas 45 e 46 de Medicina participam da tradicional Cerimônia do Jaleco Branco

Na última quinta-feira (19/09), o Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a Cerimônia do Jaleco Branco das turmas 45 e 46 do curso de Medicina. O evento, que aconteceu no Auditório Central Oscar Spindola Rodrigues, marca o início da jornada acadêmica dos novos estudantes.

Participaram da solenidade mais de 70 acadêmicos, que se reuniram com seus amigos e familiares para receberem o jaleco, que, mais do que um Equipamento de Proteção Individual (EPI), representa um símbolo importante para os profissionais da área da saúde.

A mesa de honra do evento foi composta pela Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte; pelo Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Gilson Roberto de Araújo; pelo Pró-Reitor Executivo de Educação a Distância, Prof. Me. Lindomar Jémison Moura Spíndola Rodrigues; pela Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos estudantes de Medicina, Profa. Esp. Maria Edileuda Liberato Portela; pela Profa. Esp. Andreia Sousa da Cunha, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; pelo docente do curso Fernando Luiz Oliveira de Araújo; pela a estudante e presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Tereza Thainá de Moraes Paiva; além de um representante da comunidade familiar.

A Presidente do Centro Acadêmico do curso, Teresa Thainá de Morais Paiva, foi escolhida como representante discente e realizou um discurso para motivar os colegas de graduação. “Compartilho com vocês, meus caros colegas, da nostalgia de cada minuto em que houve aquele anseio dentro do peito pela tão esperada aprovação no vestibular. Pelo momento em que alguém querido os vestirá com um jaleco branco. Este, que de uma maneira tão simples, exibe o peso e o esplendor da beleza da construção de um trabalho nobre que carrega tanta responsabilidade e que representa um comprometimento sustentado por coragem e benevolência”, disse.

Cada aluno escolheu um padrinho ou madrinha, de quem receberam o jaleco na frente do palco. Por fim, acompanharam o juramento dos acadêmicos, em um coro puxado pela discente Maria Hellen Kamille de Paiva Marques.