Buscando amplificar as áreas de pesquisa e extensão do curso de Odontologia das Faculdades INTA, o Coordenador da graduação, Prof. Arry Rocha, viabilizou uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, que permitirá a utilização de um dos laboratórios da instituição. O laboratório possui, por exemplo, um Microscópio de Força Atômica com capacidade de caracterizar estruturas biológicas, além de outros equipamentos considerados de última geração.
Segundo o Prof. Arry Rocha, o trabalho conjunto com o Prof. Ricardo Pires (UFC) irá favorecer o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto relacionadas à caracterização da morfologia e rugosidade de materiais dentários, dentre outras possibilidades. “O estabelecimento de novas parcerias em pesquisa impacta positivamente na qualidade do curso e permitirá aos nossos estudantes o acesso a materiais de ponta. Para se ter ideia da importância deste equipamento, existe apenas um outro microscópio deste tipo, que fica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) “, destacou.
A parceria firmada chega em boa hora, tendo em vista que o Curso de Odontologia iniciou o processo de implantação de duas ligas acadêmicas, a Liga Acadêmica de Dor Orofacial (LADO) e a Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia de Sobral (LAMIS), as quais serão coordenadas respectivamente pelos professores Denis Guimarães e Vassiliepe Arruda. Ambas irão atuar de maneira conjunta no âmbito do desenvolvimento do tripé acadêmico composto pelos pilares de ensino, pesquisa e extensão. Também esteve presente na visita o professor de mestrado em Biotecnologia do INTA, João Batista Cajazeiras.