O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu uma aula de campo na cidade de Viçosa do Ceará. A atividade, destinada aos estudantes do 2º semestre, foi resultado da disciplina de Estética e História da Arte e aconteceu no dia 31 de agosto.
De acordo com a professora Dra. Michelle Ferreira Maia, que acompanhou a visita, a aula de campo surgiu com a ideia de discutir os conceitos de Patrimônio Cultural e Tombamento na prática. “Viçosa do Ceará é uma cidade rica em História, assim o processo de colonização e a presença indígena e dos colonizadores estão presentes na arquitetura da cidade, por exemplo, nos casarões que estão distribuídos no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, e também nas pinturas do teto da referida Igreja que apresentam os indícios da catequização dos índios pelos jesuítas”.
A visita teve início na matriz Nossa Senhora da Assunção, onde os estudantes foram recepcionados pelo escritor Gilton Barreto de Castro, responsável pelo Memorial dos Jesuítas, instalado no interior da Igreja. O escritor explanou sobre a História da Igreja e a construção do Memorial.
Em seguida, os participantes percorreram todo o sítio de prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, andanças seguidas pelas explanações da professora Dra. Michelle Ferreira Maia sobre os processos de conservação e tombamento. O momento foi finalizado na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, conhecida também como Igreja do Céu.