Nessa quinta-feira (01), o Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou o acolhimento dos participantes do Projeto Saúde do Idoso. As atividades são divididas em dois eixos, com aulas de ioga e hidroginástica, ministradas pelas professoras Me. Andreia Pagani e Me. Amanda Nogueira, para moradores do Bairro Dom Expedito. O projeto também será acompanhado por um grupo de estagiários do Curso de Serviço Social.
De acordo com a coordenadora do NAPI, Profa. Angela Albuquerque Rodrigues, “durante o semestre, os acadêmicos do Curso de Serviço Social constroem um Projeto de Intervenção desenvolvido e apresentado no campo de estágio do NAPI, ressaltando as questões sociais, promovendo orientações e prevenção à saúde para este público, na perspectiva de assegurar determinados direitos de cidadania aos idosos”. Todo o processo é acompanhado também pela preceptora Profa. Cristiana Ponte.
A Profa. Andreia Pagani, explicou como serão desenvolvidas as atividades físicas. “O primeiro eixo é de atividades de manutenção da saúde da coluna e do abdômen, uma vez que algumas doenças implicam na dificuldade de locomoção, equilíbrio, realização das tarefas normais da vida diária. Então essas atividades de flexibilidade, força, que trabalham com o peso do próprio corpo, ajudam bastante na manutenção da saúde dessa região central do corpo, da agilidade e do centro postural da pessoa. Os exercícios combinam respiração, alongamento e força isométrica”.
Ainda de acordo com a Profa. Andreia, “o segundo eixo é o trabalho de aquisição e melhora de capacidade cardiorespiratória, que são atividades mais aeróbicas, que implicam em um gasto energético maior, melhoram a respiração, a capacidade pulmonar e cardíaca. Por outro lado, como são exercícios de grande gasto energético, é muito comum que tenha uma redução do peso corporal e, dependendo da alimentação, até a redução de gordura corporal”, finalizou.