Nessa quinta-feira (18), uma equipe do Núcleo de Atendimentos e Práticas integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA), realizou uma visita ao Lar de Ester, em Sobral. O momento foi de informação e levou serviços de estética e saúde para as mulheres que são acolhidas no local de recuperação.
A coordenadora do NAPI, Profa. Angela Rodrigues, acompanhou o novo grupo de estagiários do curso de Serviço Social, juntamente com a preceptora do núcleo, Profa. Cristiane Pontes, e a assistente social do UNINTA no Hospital Dr. Estevão, Iara Leite. “Nossa visita teve como objetivo mostrar aos nossos estagiários o papel do assistente social e entender as variáveis que determinam as condições dessas mulheres, para que assim possamos construir uma política de modelo motivacional, contextualizar e individualizar os casos relatados e viabilizar as possibilidades dos seus direitos”, explicou Angela .
Dentre as atividades realizadas, a enfermeira do NAPI, Nara Machado, palestrou sobre a importância da realização periódica de exames como Papanicolau e o autoexame da mama, como forma de prevenção de doenças. Também foram oferecidos serviços de corte de cabelo e escova, feitos por uma equipe do Infort (Instituto de Formação para o Trabalho) e a distribuição de kits para cuidados de beleza e higiene pessoal. Para encerrar o encontro, todos participaram de um momento de descontração com um karaokê.
O Lar de Ester recebe mulheres de todas as idades, dependentes químicos e moradoras de rua. O local oferece não somente abrigo, mas também tratamento e terapias que duram em média um ano. Os estudantes do UNINTA, acompanhados de preceptores e professores dos cursos de nutrição, psicologia, farmácia, entre outros, estão sempre presentes na casa de recuperação levando serviços e promovendo a troca de experiência.