Na última quinta-feira (14), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Universitário Inta (UNINTA) participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE/Ceará), da proposta de criação do Hub de Empreendedorismo Sebrae. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE, em Fortaleza.
O UNINTA foi representado pelo Coordenador do NIT, professor Vinicius Girão. O evento contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado, sendo o UNINTA a única IES particular da região noroeste do estado a participar. De acordo com o professor, o momento teve como objetivo “divulgar o interesse de se criar estratégias para fortalecer a geração de novos negócios, desenvolvimento de soluções tecnológicas e digitais, a fim de promover a troca de ideias que possam melhorar a economia do Estado do Ceará”, explicou.
Entre os assuntos abordados, o Prof. Vinicius destacou: “foi dada ênfase a necessidade de se criar um modelo permanente de aproximação entre o Governo-Indústria-Universidade para promover diálogo e relacionamento entre o setor produtivo e o setor acadêmico onde a universidade possa identificar a necessidade local e gerar conhecimento para solucionar e melhorar o processo produtivo, sendo o NIT um catalisador dessa mudança”.
Na ocasião, também foi divulgada a criação da RedeLab, um ambiente de apoio a transferência de informação, tecnologia e inovação onde os estudantes serão estimulados a desenvolver um plano de negócio e soluções práticas para o mercado. As melhores ideias receberão ajuda de custo em forma de bolsas, serão premiadas e receberão aporte financeiro para levar a sua ideia para o mercado.