Na última quarta-feira (29) os acadêmicos do curso de Pedagogia do centro Universitário Inta (UNINTA) visitaram as instalações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, localizada na cidade de Sobral-CE e conheceram a metodologia das práticas educativas inclusivas sob a organização do professor Me. Harley Gomes.
Segundo o Prof. Harley, “a deficiência não deve ser vista como um fator impeditivo e de alienação da criança no meio educativo onde está inserida, deve sim ser um ponto de partida para uma junção de forças e apoios educativos que a orientem e integrem como futuro cidadão. Partindo desse princípio os estudantes do curso de Pedagogia confeccionaram jogos, tais como: dominós de retalhos e números, boliche, dado calendário, colmeia, quebra cabeça, jogo de argola, dentre outros trabalhados e apresentados em sala de aula”, colocou o professor. Na visita os estudantes entregaram os referidos jogos para APAE Sobral, como forma de colaboração e agradecimento pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
Esta atividade se institui como aprendizado para prática pedagógica dos estudantes do curso de Pedagogia do UNINTA, visto que os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas inclusivas promovidas pela APAE e, sobretudo, colaborar com a referida instituição doando jogos pedagógicos.