Na última terça-feira (17) o Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) e o Grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS) realizaram uma mesa redonda com o tema “O bem-estar animal como fator de valorização ou embargo econômico: importância, implicância na cadeia produtiva e panorama atual”.
Em sua abertura, o evento contou com palestra do Secretário Geral da Comissão de Direitos Animais da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/Subseção Sobral, Dr. Israel Prado Moretz-Sohn. Na sequência, a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNINTA, Dra. Érika Lage e a Coordenadora do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Vale do Acaraú (IADE/UVA), Dra. Josefa Dêis Brito palestraram sobre o tema do evento.
A Dra. Kalina Maria Simplício, docente da disciplina de Bem-estar animal e etologia do curso de Medicina Veterinária e coordenadora titular do Grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS), explicou a importância do tema abordado. “No decorrer das últimas três décadas, países desenvolvidos têm mostrado uma preocupação ética progressiva e cada vez mais significativa quanto ao tratamento dispensado aos animais”, colocou
Quanto ao mercado no Brasil, a Dra. Kalina esclarece que “percebe-se uma tendência da sociedade brasileira e dos mercados importadores de produtos de origem animal em demandar dos governos padrões mínimos de bem-estar animal nas cadeias produtivas. Este comportamento começa a despertar os interesses sociais e cada vez mais prevalece a preocupação quanto à crueldade contra os animais”, comentou.