No último dia 19 de fevereiro, docentes do curso de Fisioterapia do UNINTA Itapipoca participaram de um momento de acompanhamento, diálogo e discussão sobre o suporte à inclusão e saúde mental na educação superior. A iniciativa buscou divulgar as ações do Programa de Apoio ao Estudante e Docente (PAED) e promover reflexões sobre o apoio psicológico e psicopedagógico dentro da instituição.
O PAED tem como objetivo atender às necessidades educacionais dos estudantes, proporcionando aos docentes estratégias e recursos facilitadores para aprimorar a didática e a formação continuada. Dessa forma, busca garantir ambientes de ensino cada vez mais inclusivos, nos quais os estudantes possam participar plenamente e se sentir acolhidos.
No âmbito do PAED, estão inseridos dois núcleos fundamentais para o suporte acadêmico: o Núcleo de Apoio Psicológico aos Estudantes (NAPSI), que oferece suporte emocional e psicológico para o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico dos alunos, e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes (NAPE), que trabalha com estratégias de ensino e aprendizagem, auxiliando estudantes com dificuldades educacionais específicas.
A iniciativa demonstra o compromisso da instituição e do curso de Fisioterapia com a inclusão e a saúde mental no ensino superior, proporcionando aos docentes e estudantes um suporte efetivo para o desenvolvimento acadêmico e profissional.