Acadêmicas de Medicina participam do XXXV Outubro Médico em Fortaleza

Nos dias 18 e 19 de outubro, acadêmicas do curso de Medicina do UNINTA Itapipoca participaram do XXXV Outubro Médico, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, que é uma importante oportunidade de encontro entre gerações de médicos e estudiosos da área, tem como objetivo aprimorar conhecimentos e capacitar os profissionais para a missão do ensino e do cuidado à saúde.

As acadêmicas Martinilsa Rodrigues Araújo, Sofia Maia Bucar e Andreyna da Silva Uchôa Pinheiro foram destaque ao apresentar seus trabalhos científicos durante o evento. Sob coautoria de colegas e professores, os trabalhos abordaram temas relevantes e inovadores na área da saúde.

Martinilsa Rodrigues Araújo, em conjunto com Sofia Maia Bucar e com a coautoria de Barbarah de Oliveira Siqueira Campos, Julia Merten Athayde, Marília de Holanda Cavalcante Maciel e Tiago Arruda Pontes, apresentou o relato de experiência intitulado “Nível de conhecimento dos colaboradores de uma IES acerca do alto consumo de sódio associado à hipertensão arterial”. A pesquisa abordou a conscientização sobre os riscos do consumo elevado de sódio e sua relação com a hipertensão.

Martinilsa também apresentou um segundo trabalho, com a coautoria de Marcelo Araújo de Vasconcelos e Maria Auxiliadora Ferreira Araújo, intitulado “A relevância de pratos lúdicos na aceitação de alimentos por crianças com Transtorno do Espectro Autista”, que destacou a importância de estratégias lúdicas para melhorar a alimentação de crianças dentro do espectro autista.

Já Andreyna da Silva Uchôa Pinheiro, com a coautoria de Camille Cavalcante Arruda e Akylla Ayalla Leite Monteiro Nunes, apresentou o trabalho “Multiparentalidade e o desenvolvimento de Transtornos do Espectro Autista (TEA)”, explorando a relação entre a multiparentalidade e os impactos no desenvolvimento de crianças com TEA.

As apresentações reforçam o compromisso do UNINTA Itapipoca com a pesquisa científica e a busca contínua por conhecimento.

Por Renata Cordeiro