Pesquisar
Close this search box.

UNINTA participa de encontro do Tribunal de Justiça do Ceará  sobre oportunidades no Sistema Socioeducativo 

O Centro Universitário Inta (UNINTA) esteve presente no encontro promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para debater oportunidades de profissionalização para adolescentes em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas. O evento, realizado na última quarta-feira (28), no auditório do Sesi/Senai em Sobral, foi organizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do TJCE, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

O UNINTA esteve representado por uma equipe, incluindo a Pró-Reitora Administrativa, Profa. Me. Soraya de Oliveira Sá, a coordenadora do Projeto Laços de Família, Profa. Me. Cláudia dos Santos Costa, a Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Me. Regina Maria Aguiar Alves, a coordenadora de Recursos Humanos, Wládia Rodrigues do Monte, e a Diretora Pedagógica do Uninta EAD, Profa. Me. Josiane Mendes.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, com foco na sensibilização de empresários para a inserção desses adolescentes nas cotas do programa Jovem Aprendiz. A participação do UNINTA destacou-se com a oferta de quatro cotas de jovem aprendiz, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção de oportunidades educacionais e profissionais para egressos do Sistema Socioeducativo.

A programação do evento incluiu uma exposição de arte produzida pelos socioeducandos e apresentações culturais, além de rodas de conversa entre representantes de organizações, como o CIEE, Sesi, Senai, Senac e o programa Primeiro Passo. Ao final, uma carta aberta foi firmada, reafirmando o compromisso dos participantes com a criação de programas de capacitação profissional e o fortalecimento de parcerias com o setor privado.

A participação ativa do UNINTA e de outras entidades empresariais evidenciou a importância da colaboração entre o setor educacional e o empresarial para a ressocialização e reintegração social desses jovens, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente no que se refere à construção de instituições inclusivas e ao acesso integral à justiça.

Deixe um comentário