Programa “UNINTA Incluir” levanta debate importante sobre as vivências de uma pessoa com deficiência visual

Na última quinta-feira (13), a Rádio Universitária do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou mais uma entrevista para o programa UNINTA Incluir. Desta vez, o entrevistado foi Fábio Pinheiro, deficiente visual e ativista da causa. A edição contou com a apresentação da professora Edileuza Lima.

O entrevistado falou sobre suas lutas, vivências, dificuldades e conquistas enquanto pessoa cega. Aos 32 anos, Fábio é pai e casado com uma mulher que também possui baixa visão. Ele perdeu a visão aos 8 anos, quando estava no ensino fundamental, e conta que toda a experiência que teve na escola, o contato com as letras, as cores e a curiosidade que sempre teve em aprender serviram como referência para prepará-lo para a falta de visão.

Fábio contou que perdeu a visão em decorrência de um descolamento de retina. Para ele, ter passado por uma escola de reabilitação, ter tido contato com outras pessoas cegas e o apoio e acolhimento da família foram fundamentais para o seu desenvolvimento. O esporte também foi uma ferramenta de inclusão muito importante em sua vida, participando com destaque em várias modalidades paralímpicas, como atletismo e natação.

O entrevistado levantou ainda uma pauta muito importante que é o capacitismo, uma forma de preconceito contra as pessoas com deficiência. Ele compartilhou algumas situações em que já vivenciou e que presenciou, onde pessoas com deficiência foram superprotegidas ou subjugadas por suas condições. “Vivo muito bem com a minha deficiência. Isso não me define, faz parte de quem eu sou”, ressaltou.

O UNINTA Incluir foi criado com o objetivo de promover o debate sobre os desafios da inclusão em nossa sociedade, proporcionando um espaço para que pessoas com deficiência possam compartilhar suas experiências, potencialidades e obstáculos enfrentados. O programa é transmitido todas às quintas-feiras, das 15h30 às 16h10, pelo canal oficial do Uninta no Youtube.