Estudantes de Medicina do UNINTA participam de palestra sobre serviço militar

Na última segunda-feira (3), os formandos do curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) do 11º e 12º período participaram de uma palestra sobre serviço militar obrigatório. O evento aconteceu no auditório Eliana Aragão e foi destinado aos estudantes do sexo masculino.

O palestrante, Major Roberto da 10ª Região Militar de Fortaleza, falou sobre a obrigatoriedade do serviço militar para os homens que se formam no curso de Medicina. De acordo com a Lei de Prestação do Serviço Militar, nº 5.292, “todo estudante de medicina do segmento masculino, em seu último ano de graduação, deve se apresentar às Forças Armadas Brasileiras”.

Segundo o Major, inicialmente é feito o preenchimento das vagas de todos os voluntários para Exército, Aeronáutica e Marinha. Nestas, o público feminino também pode participar. Caso as vagas voluntárias não sejam preenchidas, são chamados então os obrigatórios. O palestrante explicou ainda sobre o processo burocrático para a apresentação, como esta é feita, porque esse é um serviço obrigatório para os formandos e como eles poderão ser convocados.

Ao final, o oficial falou ainda sobre as possibilidades de carreira médica na área militar e como funcionam os concursos da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), localizada em Salvador, na Bahia.