Jacaré resgatado é libertado após cuidados do Hospital Veterinário do UNINTA

Um jacaré da espécie Jacaretinga foi encontrado, na última segunda-feira (30/10), na Fazenda Nova Esperança, em Cariré, propriedade do Chanceler Oscar Spíndola Rodrigues Júnior. O animal, localizado próximo a um rio, foi capturado por estar fora do seu habitat e encaminhado para o Hospital Veterinário (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA).

Na chegada ao hospital, a equipe de médicos veterinários fez a estabilização clínica geral do animal e, em seguida, os exames clínicos necessários. A partir dos resultados, não foi constatada nenhuma anormalidade na saúde do réptil.

Após o atendimento realizado, o HOVET acionou o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros de Sobral para os futuros procedimentos necessários. O animal foi transportado no dia seguinte (31/10) para a cidade de Crateús e solto no Rio Poti, local considerado seguro para a sobrevivência do réptil.

“Ficamos surpresos com a chegada do animal, mas fizemos todos os procedimentos corretos e necessários. Alimentamos, levamos para tomar sol e cuidamos até o momento dele ir para um local seguro, de volta ao seu habitat natural”, ressaltou o Dr. Ramuelly Cavalcante, diretor técnico do HOVET.