Formação docente levanta debate sobre PcD para aprimorar a inclusão no meio acadêmico

Na última quarta-feira, 26 de julho, o Centro Universitário Inta (UNINTA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG), promoveu uma formação docente com o tema “Possibilidades para Inclusão no Exercício da Docência no Ensino Superior”. O evento ocorreu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues.

A formação, de acordo com o Pró-reitor Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, é essencial para explorar e ampliar a inclusão no exercício da docência, aprimorar metodologias de ensino e promover uma cultura inclusiva. “Como educadores, temos a responsabilidade e a oportunidade de moldar o futuro das próximas gerações, e é crucial que esse futuro seja diverso, acessível e enriquecido pela variedade de perspectivas e experiências que nossos estudantes trazem consigo”, declarou.

O evento contou com palestras do advogado Dr. Robertson Aragão, que falou sobre as leis relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência e sua aplicabilidade, e também da docente Andreia Amorim de Lima, que abordou o tema das metodologias inclusivas no ensino superior.

Houve ainda dois debates, mediados pela psicopedagoga Léa Barbosa, com convidados PcD (Pessoas com Deficiência). O primeiro debate foi com docentes e o segundo com acadêmicos, onde puderam compartilhar um pouco de suas histórias, discutir suas dificuldades no meio acadêmico e sugerir soluções para a inclusão na instituição.