UNINTA é a primeira instituição de ensino superior privada do Brasil a implantar metodologia europeia de aconselhamento acadêmico

Norteado por um projeto pedagógico de excelência, o Centro Universitário Inta- UNINTA inova ao ser a primeira instituição de ensino superior particular do Brasil a implementar um programa de aconselhamento com metodologia europeia, que será ofertado aos acadêmicos durante o primeiro ano da graduação.

A iniciativa é fruto de uma aproximação do UNINTA com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição pública responsável pela adaptação do modelo à realidade brasileira a partir de experiência bem sucedida na União Europeia do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal.

Trabalhando com um modelo de aconselhamento a estudantes ingressantes na instituição e acompanhamento de seus desempenhos acadêmicos desde os anos 60, o ITA reformulou sua metodologia em 2019 e, a partir desta assessoria ao UNINTA, atuará no planejamento para implantação, acompanhamento do desenvolvimento do projeto durante o semestre, avaliações mensais do projeto, bem como a realização de uma formação aos docentes selecionados para atuar como conselheiros, com as devidas certificações.

De acordo com a docente, responsável pelo Aconselhamento no ITA, Profa. Dra. Cristiane Pessoa da Cunha, o programa utiliza uma metodologia focada no acompanhamento de pequenos grupos de estudantes por parte dos professores conselheiros, possibilitando uma melhor adaptação e aprendizagem durante o primeiro ano do curso de graduação.

A implantação do programa no UNINTA será encabeçada pelo Serviço de Acompanhamento ao Discente – SEAD, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PRODEG, tendo a Profa. Dra. Sílvia de Sousa Azevedo como ponto focal da assessoria.

A iniciativa será aplicada inicialmente nos cursos de Medicina (campus Sobral e Itapipoca), Medicina Veterinária, Arquitetura e Urbanismo e Direito do Centro Universitário Inta. Na sequência será também aplicado às demais mantidas da AIAMIS, sendo os seguintes cursos contemplados:

Faculdade UNINTA – Itapipoca:
Odontologia e Psicologia

Faculdade 05 de Julho – Sobral:
Administração e Direito

Fied / Faculdade Uninta Tianguá:
Odontologia e Direito

Faculdade Uninta Fortaleza: