Odontologia UNINTA promove manhã de atendimento gratuito para crianças

Na terça-feira, 13 de dezembro, acadêmicos do 7º e 8º semestre da graduação de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) prestaram atendimentos e serviços gratuitos para crianças entre 04 a 12 anos de idade. O momento foi fruto de uma parceria entre o Projeto Sorriso Nosso de Cada Dia e a Associação Cabra Nossa de Cada Dia.

Os procedimentos foram realizados na clínica infantil, localizada Clínica-Escola Odontológica, no Centro de Ciências da Saúde e teve como foco procedimentos restauradores e cirúrgicos (exodontias, fenectomias e frenotomias), tratamentos preventivos e endodôntico de dentes decíduos.

Avó do pequeno José de 06 anos, Raimunda Oliveira elogiou o serviço e contou que essa foi a terceira vez que ele foi atendido no local. “Aqui é muito bom, sempre somos bem recebidos por todos, amo o trabalho que é feito. Em outras oportunidades já trouxe também outra neta. É excelente, só temos a agradecer”. Disse.

Autor do Projeto Sorriso nosso de cada dia, o coordenador da graduação em Odontologia, Prof. Me. Arry Rocha falou sobre a parceria. “Criamos o projeto com o intuito de atender as crianças carentes de Sobral e da região norte do estado, e também cobertas pela Associação Cabra nossa de cada dia. Estabelecemos a demanda de acordo com a necessidade. O acesso a odontologia no país ainda é algo muito difícil, por isso nesta ação conseguimos disponibilizar além do atendimento, o transporte e realizamos ainda orientações, divididos em momentos para tirar dúvidas sobre os cuidados para uma boa higiene bucal”. Frisou.

Jorge Luís, Presidente da Associação cabra nossa de cada dia, explicou como funciona o projeto. “Temos sede em Sobral, mas atendemos crianças da região rural. No início tínhamos o objetivo de erradicar a pobreza, a fome e a mortalidade infantil, e agora adicionamos a meta de cuidar dos sorrisos dos pequenos. Somos uma associação jurídica e de responsabilidade social que faz um trabalho de extensão rural através da caprinocultura, acompanhando crianças em estado nutricional grave com o leite de cabra”. Afirmou.

Saiba mais sobre o programa
Fundada em 1993, o projeto cabra nossa de cada dia está presente em 17 comunidades rurais do município de Sobral, com 215 famílias inscritas na tecnologia, com um aprisco com 508 animais caprinos e ovinos e um Centro de Manejo de Caprino. Desde a sua criação, já foram beneficiadas pelo projeto mais de 700 famílias, com mais de 1.000 crianças.

Sobre o Curso de Odontologia do UNINTA
Autorizado com nota máxima pelo MEC, a graduação em Odontologia do UNINTA possui hoje a maior estrutura física do estado do Ceará. O curso possui laboratórios de ciências básicas, laboratórios de habilidades odontológicas, além de pré-clínicas e uma clínica-escola com 02 mil metros quadrados e capacidade para mais de 80 atendimentos simultâneos.

Ao longo de 05 anos, os acadêmicos aprendem a exercer a profissão com metodologias modernas e professores qualificados, com experiência profissional e docente. Além da teoria em sala de aula, os alunos têm diversas oportunidades para adquirir conhecimento, através de projetos que atendem a comunidade, monitorias, ligas acadêmicas e centenas de campos de estágios.

As inscrições para a próxima turma estão abertas, com processo seletivo 100% online. Inscreva-se em: vestibularesemsobral.com.br/.