Nesta terça-feira (4) as Faculdades INTA estiveram representadas com uma equipe multidisciplinar no evento que marcou a abertura do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Fortaleza. Segundo o economista Thiago Dias, membro da equipe do INTA, a agenda serviu para prospectar novos projetos para a Instituição de Ensino Superior (IES).
“A nossa participação visa à busca de investimentos para pesquisas inovadoras e para as que estão em andamento na IES. Dentre os departamentos representados estão o Mestrado em Biotecnologia, Farmácia Escola, NIT, NUBEM e o setor de planejamento econômico”, colocou.
Na ocasião, a Finep apresentou três novas iniciativas de apoio à inovação: Finep Startup (que pretende aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial), novo programa de telecom (linha de financiamento exclusiva para aquisição de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais) e seguro garantia financeira (alternativa menos custosa para operações de crédito).
O encontro também serviu para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento, formulário de submissão de propostas, entre outros pontos.
Finep
Com sede no Rio de janeiro, a Finep foi criada em julho de 1967 para financiar a elaboração de estudos para projetos e programas de desenvolvimento econômico, mas também para atuar no aperfeiçoamento da tecnologia nacional. Com a criação do então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em março de 1985, a Finep passa a se vincular à pasta.
Sua gestão e execução são orientadas a partir do conjunto de diretrizes das políticas públicas federais, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e da Política Brasil Maior (PBM). Ao longo dos seus 45 anos, a Finep desempenha um papel preponderante na criação de um ambiente propício à inovação no país. Com os avanços das políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a agência de fomento ampliou sua carteira de programas de financiamento à inovação tecnológica.