Pesquisar
Close this search box.
Faculdades INTA no lançamento do escritório da Finep
Faculdades INTA no lançamento do escritório da Finep

Faculdades INTA no lançamento do escritório da Finep

Nesta terça-feira (4) as Faculdades INTA estiveram representadas com uma equipe multidisciplinar no evento que marcou a abertura do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em Fortaleza. Segundo o economista Thiago Dias, membro da equipe do INTA, a agenda serviu para prospectar novos projetos para a Instituição de Ensino Superior (IES).

“A nossa participação visa à busca de investimentos para pesquisas inovadoras e para as que estão em andamento na IES. Dentre os departamentos representados estão o Mestrado em Biotecnologia, Farmácia Escola, NIT, NUBEM e o setor de planejamento econômico”, colocou.

Na ocasião, a Finep apresentou três novas iniciativas de apoio à inovação: Finep Startup (que pretende aportar recursos e conhecimento com participação no capital de empresas em estágio inicial), novo programa de telecom (linha de financiamento exclusiva para aquisição de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais) e seguro garantia financeira (alternativa menos custosa para operações de crédito).

O encontro também serviu para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de linhas e programas, itens financiáveis, condições de financiamento, formulário de submissão de propostas, entre outros pontos.

Finep

Com sede no Rio de janeiro, a Finep foi criada em julho de 1967 para financiar a elaboração de estudos para projetos e programas de desenvolvimento econômico, mas também para atuar no aperfeiçoamento da tecnologia nacional. Com a criação do então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em março de 1985, a Finep passa a se vincular à pasta.

Sua gestão e execução são orientadas a partir do conjunto de diretrizes das políticas públicas federais, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e da Política Brasil Maior (PBM). Ao longo dos seus 45 anos, a Finep desempenha um papel preponderante na criação de um ambiente propício à inovação no país. Com os avanços das políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a agência de fomento ampliou sua carteira de programas de financiamento à inovação tecnológica.

Deixe um comentário