Medicina Campus Sobral: Cerimônia do Jaleco Branco marca início da trajetória Médica para os acadêmicos da turma 37

Cerca de 60 acadêmicos da turma 37, ingressantes no curso de Medicina do Campus Sobral do Centro Universitário Inta (UNINTA), participaram nesta quinta-feira, 03 de novembro, da Cerimônia do Jaleco Branco. O momento foi realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de Pró-Reitores, diretores, professores, familiares e convidados.

O evento é uma celebração tradicional dentro da instituição e faz parte do ciclo de formação de todos os acadêmicos da área da saúde, marcada por acolher o ingresso nas práticas dentro do curso.

Durante a solenidade, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, o juramento foi proferido, reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

“É o começo de um sonho e uma nova jornada. É muito bonito enxergar a felicidade da minha família. Hoje fizemos um juramento e agora o meu caminho será pragmático e decisivo. A cerimônia foi linda. O UNINTA nunca deixa a desejar, sobrepõe todas as expectativas”. Declarou o estudante Pedro Victor Sousa.

O Coordenador da graduação, Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira, reforçou a importância da realização do evento e o seu papel na formação dos alunos. “A cerimônia do Jaleco tem uma conotação muito ética dentro do curso de Medicina. É um momento que fazemos o possível para que o estudante entre nesse clima de responsabilidade e consciência profissional. Muitos dos nossos alunos são de fora, e é importante realizar este momento para trazer esse primeiro contato de suas famílias com a Universidade. Hoje eles puderam conhecer o gigantismo do UNINTA e a sua grande estrutura”. Frisou.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Medicina do UNINTA
O curso de Medicina do UNINTA – Campus Sobral foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018 com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil, o que representa uma formação de excelência para os estudantes que desejam seguir a carreira médica. A profissão é atualmente a que possui os maiores salários no Brasil, com diversas áreas de atuação e oportunidades.

O estudante pode escolher entre estudar no campus de Sobral ou no de Itapipoca. A seleção é feita através da nota do ENEM, em processo seletivo 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES.

O processo seletivo para as turmas de 2023.1 está aberto para o curso. Inscreva-se em: uninta.edu.br/site/medicina/.