ENADE 2022: Perspectivas, Competências e Conexões Necessárias no Século XXI é tema de palestra para acadêmicos que prestarão o exame

Inaugurando as atividades preparatórias para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, a Comissão Para Desenvolvimento e Implantação do Projeto ENADE (CODIPE), subsetor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG), promoveu na quinta-feira, 31 de março, uma palestra com o Prof. Dr. José Sérgio de Jesus, que trouxe como tema “Perspectivas, Competências e Conexões Necessárias no Século XXI”. O momento foi realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a transmissão pelo canal UNINTA Oficial, no Youtube.

O evento teve como propósito preparar os acadêmicos que irão realizar o exame e conscientizá-los quanto aos desafios e a importância do ENADE para a futura vida profissional. Todas as instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS participaram de forma presencial e remota. A ação faz parte de uma série de atividades durante o semestre para promoção e difusão do exame junto ao corpo discente.

A prova avalia os estudantes e os cursos abordados em cada ano. A realização do exame é obrigatória e o seu resultado analisa o desempenho das instituições de ensino a partir das notas de seus acadêmicos.

O palestrante convidado, Prof. Dr. José Sérgio de Jesus, falou sobre a sua participação no momento e agradeceu pelo convite. “O maior objetivo é fazer com que as pessoas reflitam acerca do mundo e como elas se colocam na parte profissional e pessoal. Tento trazer algumas questões reflexivas, que abordem coisas do dia a dia para os estudantes. E aqui, percebi uma grande participação deles, isso é muito importante. O UNINTA é uma instituição muito séria, que está fazendo um grande trabalho, com um corpo docente qualificado e uma estrutura de ponta, estou muito feliz em estar aqui novamente. ”. Pontuou.

Sobre o ENADE
O ENADE é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e é obrigatório para concluintes das graduações de todas as instituições de ensino superior. Este ano serão avaliados bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, além dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Sobre a CODIPE
Idealizada por iniciativa do Chanceler do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, em 2019, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, o subsetor tem como objetivo manter um grupo de trabalho permanente para promoção e difusão do ENADE junto ao corpo discente. Entre seus resultados mais visíveis está a conquista do conceito de excelência dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária na última edição do exame.