UNINTA realiza Aula Magna das Residências Médicas

No dia 11 de março, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Inta (UNINTA), dirigido pela Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos realizou a Aula Magna das Residências Médicas, Multiprofissionais e em Área Profissional de Saúde, que abordou o tema: “Atuação da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Fortalecimento das Residências” e teve como convidado ilustre o Dr. Sérgio Henrique da Silva Santos, Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Prof. Dr. Tiago Sousa de Melo, Coordenador da Residência Multiprofissional, “A Residência em Saúde é uma pós-graduação que é considerada ‘Padrão-Ouro’ de formação para profissionais que buscam se especializar dentro de uma determinada área de atuação. Os programas do UNINTA são desenvolvidos baseados em projetos pedagógicos que visam a formação do Residente nas Redes de Atenção e visam a formação de excelência de profissionais médicos, médicos veterinários, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas”. Colocou.

O Prof. Dr. Tiago Melo ainda comentou o avanço dos programas no Brasil. “Ficamos honrados e agradecemos a participação do Dr. Sérgio Henrique da Silva Santos. Estamos vivenciando uma verdadeira revolução com a restauração da Comissão Nacional de Residências Multiprofissional em Saúde (CNRMS), com o aumento do valor da bolsa dos residentes, com cursos de aprimoramento de gestão ofertados aos coordenadores, proposta de aumento do número de vagas e de número de Programas de Residências, entre muitas outras conquistas. É de extrema importância o compartilhamento dessas informações com a comunidade acadêmica e sociedade em geral”, finalizou.

O evento, que marcou o início letivo das atividades acadêmicas da residência, contou com a formação de uma mesa solene composta pela Profa. Dra. Michelle Alves, Diretora do CCS do UNINTA, pela Profa. Me. Regina Maria Aguiar Alves, Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, pelo Prof. Dr. Tiago Sousa de Melo, Coordenador da Residência Multiprofissional,  também representando o Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, Coordenador da Residência Médica, pela Profa. Me. Lia Gomes da Frota Machado, Gerente do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, pelo Prof. Me. Osmar Arruda da Ponte Neto, Diretor Geral da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e pelo Prof. Me. Ramuelly Olinda Cavalcante, Diretor Técnico do Hospital Veterinário do UNINTA.

Recentemente, o Curso de Medicina do UNINTA, Campus Itapipoca, submeteu e obteve aprovação pelo Conselho Nacional de Residência Médica de quatro programas, com possibilidade de ofertar 14 vagas pelo Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Estado do Ceará, que está com seleção aberta.