Pesquisar
Close this search box.
INTA e UFC projetam construção de Jardim Medicinal
INTA e UFC projetam construção de Jardim Medicinal

INTA e UFC projetam construção de Jardim Medicinal

As Faculdades INTA receberam, na última quarta-feira (21), a visita da profa. Mary Anne Medeiros Bandeira, coordenadora do Projeto Farmácias Vivas (Dr. Francisco de Abreu Matos) da UFC/SESA, com apoio da Fundação Cearense de Pesquisa. A visita teve como objetivo firmar uma nova parceria com a instituição de ensino para a construção de um Horto Polo.

O novo convênio permitirá aos acadêmicos do curso de Farmácia ampliarem seus campos de aulas práticas, com visitas regulares ao Jardim Medicinal do INTA, bem como desenvolver ações conjuntas com outros cursos para ornamentar os espaços de convivência com plantas medicinais. O Jardim será estruturado por canteiros com plantas validadas da região Cearense, estudadas nos aspectos etnobotânicos, etnofarmacológicos, taxonômicos, bibliográficos e experimentais (ensaios químicos e toxicológicos), tendo como critérios imprescindíveis o reconhecimento de seu potencial de eficácia terapêutica e segurança de uso, as quais passaram a integrar o elenco do projeto Farmácias Vivas.

A coordenadora Mary Anne e sua equipe de Farmacêuticos participaram de uma reunião com representantes do Curso de Farmácia, profs. Magda Elisa Turini da Cunha, Patrícia Bezerra Gomes, Olindina Ferreira Melo, Tiago Sousa de Melo, Wilcare Medeiros do Nascimento, Hider Machado Melo, coordenador do Horto de Plantas Medicinais do INTA, e Rildon Alves Costa, Gestor da Farmácia Escola – INTA, com a Pró-Diretora de Estágios da instituição, profa. Michelle Alves Vasconcelos Ponte e o docente do Curso de Direito, prof. Manoel de Castro Carneiro Neto.

O projeto também subsidiará massa verde para diversos projetos de pesquisa do Mestrado de Biotecnologia, projetos de extensão com a comunidade local e os acadêmicos do Curso de Farmácia, sobre o uso correto do plantio, manuseio e uso de plantas medicinais, além de possibilitar o fornecimento de plantas medicinais para a comunidade de Sobral e cidades vizinhas.

Deixe um comentário