Pesquisar
Close this search box.

ENEM 2021: Exame será aplicado entre outubro e novembro; prazo para solicitar isenção encerra no dia 28 de maio

Mesmo sem data definida, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 será aplicado entre os meses de outubro e novembro. É o que garante o Ministério da Educação (MEC).

O calendário para as inscrições divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao MEC, estabeleceu que o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 se encerrará no dia 28 de maio.

Realizada anualmente, a prova é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, e conta com milhões de inscritos em todo Brasil. Inclusive, a nota do ENEM é requisito básico para pleitear o financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), pelo qual é possível financiar até 96% do curso, contando com 14 anos para realizar o pagamento das parcelas após se formar.

INGRESSO 100% ONLINE
Buscando diversificar a forma de ingresso e permitir maior acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Inta (UNINTA) utiliza o aproveitamento da nota do ENEM como uma das formas de seleção em seu processo seletivo. A instituição oferece um processo totalmente online e descomplicado, disponibilizando o ingresso a todos os seus cursos, inclusive Medicina.

Além disso, no UNINTA o candidato pode optar por inscrever-se gratuitamente e utilizar sua nota do ENEM, de qualquer edição a partir de 2010, excluindo a necessidade da realização de prova. Exceção para o curso de Medicina, que utiliza notas de qualquer edição a partir de 2015 e cobra taxa de inscrição no Processo Seletivo.