Pesquisar
Close this search box.

Projeto de extensão do UNINTA levará cinema gratuito para estudantes

Em tempos de pandemia e isolamento social, o cinema pode oferecer uma experiência com potencial e poder de criação de sentido e linguagem entre os jovens. Nesse sentido os cursos de Jornalismo, Serviço Social e Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) desenvolveram um projeto de extensão, o “cinejuventudes”, que tem como proposta criar pontes de diálogos entre os jovens universitários e os do ensino médio.

O projeto visa a discussão de filmes e curtas-metragens a partir do aprofundamento de temas recorrentes na sociedade, bem como o conhecimento sobre os tipos de gêneros cinematográficos e a produção de materiais nas redes sociais pelos extensionistas sobre os filmes assistidos.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Profa. Me Isabelle Melo Rocha Lima, fala sobre o objetivo do projeto. “O cinejuventudes visa minimizar os efeitos do isolamento social na pandemia da Covid 19 principalmente entre os jovens que tiveram sua sociabilidade diretamente afetada. O cinema surge como alternativa de oferecer uma experiência que consiga atingir através do compartilhamento do conhecimento os diferentes sujeitos dentro e fora do Centro Universitário. A academia pode sim ser esse espaço de produção de sentido e conhecimento em que os jovens encontram estratégias para resistir aos riscos impostos à saúde mental em tempos de isolamento social”.

Ela ainda destaca a parceria entre os cursos de graduação do UNINTA. “A interdisciplinaridade dessa experiência se dá através desse espaço de diálogo entre diferentes cursos do Centro de Ciências Humanas (CCHE), contribuindo para o fortalecimento de uma experiência de extensão universitária de sucesso”, complementa.

As exibições serão realizadas em formato virtual, durante os dias 26 de maio e 09 de junho, às 17 horas. E, após a exibição, ocorrerá um momento para discussão entre os participantes.