Seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), promoveu na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, a Cerimônia do Interno para os acadêmicos das turmas T8 e T9, do 9° semestre. O evento foi realizado no auditório Oscar Espindola Rodrigues.
O ingresso no Internato tem duração de 02 anos e ocorre especialmente nos últimos semestres do curso. É um importante marco para a prática dos estudantes, e o principal objetivo é que os alunos de medicina tenham uma vivência 100% prática, promovendo o atendimento aos pacientes com a supervisão de um médico.
O momento contou ainda com uma belíssima homenagem feita pelos estudantes e que foi oferecida aos professores do curso e ao zelador e amigo da turma, Francisco Mário Nascimento Sousa.
O coordenador do curso de Medicina Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira destaca a importância do evento e fala sobre as dificuldades que a pandemia trouxe para o ensino, “esse momento celebra não apenas a caminhada dos jovens acadêmicos de medicina que estão entrando na fase final do curso, mas celebra de uma maneira objetiva todo esforço que o UNINTA tem feito para superar os desafios que a pandemia trouxe para a medicina, para a saúde pública e principalmente para a educação. Para mim, que nesse momento represento a administração do curso, é um momento especial. Celebramos essa caminhada, celebramos o sucesso da nossa instituição, e principalmente mantivemos a qualidade e a continuidade da formação dos futuros médicos do nosso estado e do nosso país”, complementa.
Orador da turma e acadêmico do 9º semestre, Manoel Otacilio Vasconcelos Neto ressalta o sentimento de gratidão, “com muita alegria celebramos esse momento, foi um grande prazer, realizar esse sonho em formato presencial, respeitando e seguindo todos os protocolos de segurança. Foi uma honra falar em nome da turma, é uma felicidade muito grande colocar as minhas palavras e expresso no coração de cada um dos presentes. É um sentimento de gratidão a instituição, conseguimos partilhar esse momento com os nossos familiares e mestres”, evidencia.