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Acessibilidade: um exercício diário do UNINTA para a inclusão

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Desde a sua fundação, o Centro Universitário Inta (UNINTA) compreende que o termo “acessibilidade” vai além de uma simples palavra e constitui ações de apoio pensadas para a inclusão social e educacional da comunidade acadêmica portadora de deficiência. Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e o UNINTA, como uma instituição preocupada em promover políticas inclusivas e conscientizadoras para a população, constrói diariamente a responsabilidade social.

É o que comenta a Pró-Reitora Administrativa, Profa. Me. Ingrid Soraya Sá. “Como outros deficientes, a pessoa com Síndrome de Down, tem acesso à nossa IES, podendo ser assistido por diversos órgãos internos de acompanhamento ao discente, como por exemplo a Clínica de Psicopedagogia, o Núcleo de Atendimento e Práticas Integradas, o Serviço de Atendimento ao Discente e Docente, entre outros”, colocou.

O trabalho diário que é realizado pelo UNINTA é espelho de uma sociedade mais preocupada com o tema. De acordo com o jornal GazetaOnline, o Brasil lidera o índice de universitários com síndrome de down, “um levantamento feito pelo Movimento Down mostra que, desde 2005, pelo menos 58 estudantes com a síndrome já passaram por uma universidade no país”.

A Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação e membro do Serviço de Acompanhamento ao Discente, Profa. Dra. Silvia Azevedo, ressaltou como é a inclusão destas pessoas no campo educacional, atualmente. “Hoje com a perspectiva da inclusão e a igualdade de oportunidade, essas pessoas estão conseguindo proezas fantásticas, isto porque a educação assumiu o posto antes exercido pelos médicos e psicólogos, que agora são apoios. Antes era necessário o conhecimento de que estas pessoas podiam desenvolver-se mais e melhor, desde que os educadores tivessem a compreensão dos seus déficits e trabalhassem de forma específica, necessitando para isto utilizar-se de estratégias educacionais diferenciadas, no intuito de promover-lhe a igualdade de oportunidade”, explicou.

Ainda de acordo com a Pró-Reitora, Profa. Me. Soraya Sá, “o UNINTA valoriza a inclusão pautada no Plano de Acessibilidade Institucional, desenvolvido por profissionais competentes na área, contando com rampas, elevadores, piso tátil, sinalização em braille, sinalização de cadeirantes nas salas de aula, bibliotecas e laboratórios com equipamentos adequados a pessoas com deficiência”, finalizou.

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