Pesquisar
Close this search box.

UNINTA disponibiliza Guia de Orientação e Normatização de Trabalhos Acadêmicos

A Biblioteca do UNINTA disponibiliza aos estudantes e docentes o Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos, que servirá de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O documento pode ser acessado no site e também está disponível para empréstimo nas bibliotecas da instituição.

O Guia, resultado do envolvimento coletivo dos bibliotecários do UNINTA, representa o alinhamento às normas nacionais e internacionais na construção de uma identidade e unificação de procedimentos dos trabalhos realizados pelos acadêmicos. Iniciativa também contou com a parceria de docentes, responsáveis pelos conteúdos de Metodologia Científica e revisão gramatical.

Segundo os bibliotecários do UNINTA, Germano Gil Furtado Moreira e Maria Aparecida Nascimento Ferreira, o objetivo do Guia é auxiliar todos aqueles que desejarem orientação na elaboração de trabalhos acadêmicos, pois a normalização ou padronização é uma exigência da comunidade de pesquisadores como forma de facilitar a escrita, a leitura e a disseminação dos trabalhos de natureza científica tomando como referência as diretrizes nacionais e internacionais adotadas pela comunidade universitária.

Ainda de acordo com os responsáveis pelo guia, as normas podem continuar sendo revisadas, ampliadas e melhoradas, o que deverá ser feito sempre que necessário, em atendimento às normas da ABNT e ao International Committee of Medical Journal Editors para as normas Vancouver. A continuidade do trabalho de atualizações futuras ficará sob a responsabilidade da Biblioteca.

Onde Utilizar o Guia:
O material dará suporte para a apresentação de trabalhos acadêmicos, como elaboração da folha de rosto, do sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas e também os requisitos a serem adotados na normalização dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias, dissertações, teses e artigos científicos.