Imagem: reprodução do curso de Odontologia.

6ª Coordenadoria de Área Descentralizada de Saúde recebe acadêmicos de Odontologia

Acadêmicos do 4° semestre de Odontologia do UNINTA Itapipoca participaram, no dia 22 de agosto, de uma visita técnica à 6ª Coordenadoria de Área Descentralizada de Saúde (COADS) de Itapipoca. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão prática sobre o funcionamento da Vigilância Epidemiológica Estadual. Recebidos pelo coordenador da COADS, Sr. José Mário do Couto, e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Estadual, Sra. Fernanda, os estudantes puderam obter uma visão detalhada sobre a operação e a relevância do serviço para a saúde pública.

Durante o encontro, os coordenadores responsáveis destacaram a importância crucial da Vigilância em Saúde, ressaltando seu papel na promoção, prevenção e proteção da saúde da população. A visita também explorou a integração dos diversos serviços de saúde e a importância dos levantamentos epidemiológicos, essenciais para o monitoramento e controle de doenças na comunidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar diretamente como esses processos são aplicados no cotidiano, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

A experiência foi considerada uma oportunidade valiosa para os acadêmicos, permitindo-lhes conectar os conceitos acadêmicos às práticas reais de gestão em saúde pública.