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Psicologia – Campus Itapipoca

SOBRE O CURSO

O Curso de Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca se propõe a oferecer uma formação básica, sólida e pluralista. As atividades acadêmicas estão comprometidas com uma análise de diferentes sistemas psicológicos, oferecendo uma apreensão reflexiva das questões científicas e sociais.

Tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, planejar, executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos institucionais, possibilitando a superação de problemas e dificuldades que comprometem os indivíduos, grupos, organizações e comunidades, permitindo a promoção da saúde e da qualidade de vida.

O Projeto Pedagógico do Curso está voltado para a prática profissionalizante e visa a garantir uma formação pluralista e abrangente da área, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e uma atuação pautada em princípios ético-políticos.

POR QUE CURSAR PSICOLOGIA NO UNINTA?

A graduação em Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca é regida pelo compromisso em formar profissionais psicólogos(as) eticamente orientados(as) com o seu fazer e politicamente engajados(as) na aquisição de conhecimento crítico acerca da realidade – e da mudança! – social e cultural. Desta forma, compreendemos que a excelência acadêmica na formação de psicólogos(as) somente ocorre quando compactuada com a transformação social da realidade local e regional. INSCREVA-SE AGORA

PROFISSIONAL

A estrutura curricular do Curso de Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca tem como meta central a formação do(a) Psicólogo(a) voltado(a) para a extensão, para a pesquisa, para a docência acadêmica e para a atuação profissional nas seguintes áreas: clínica, psicologia hospitalar, psicologia educacional, psicologia organizacional, bem como nas políticas públicas e seus diversos campos (saúde pública, assistência social, educação, etc.).

Grosso modo, o(a) egresso(a) do Curso de Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca sairá habilitado(a) a atuar nas áreas referidas articulando conhecimentos adquiridos na formação, mas sempre levando em conta as especificidades do contexto no qual atuará profissionalmente, reconhecendo as implicações ético-políticas de seu fazer enquanto psicólogo(a). A formação do(a) acadêmico(a) neste Curso, portanto, deverá ser perenemente perpassada pelas seguintes premissas e compromissos:

  • A multi-determinação do homem, procurando relacionar suas dimensões biológica, psicológica, social e histórico-cultural;
  • A constituição multi-referencial do saber psicológico;
  • A relação da Psicologia com outras ciências e saberes;
  • O desenvolvimento do olhar transdisciplinar;
  • O respeito pela ética e pelos valores humanos;
  • O desenvolvimento da capacidade de diálogo e de uma escuta diferenciada;
  • O trabalho multiprofissional;
  • Conhecer os aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade contemporânea;
  • Ter leitura abrangente e domínio das habilidades de compreensão, produção textual e raciocínio, além da capacidade de interpretar dados;
  • Adaptabilidade, flexibilidade e criatividade ao contexto no qual está atuando;
  • Saber conviver e, acima de tudo, fomentar a diversidade, seja ela de pensamento, de orientação sexual, religiosa, política, de modos de vida, etc.;
  • Respeitar e incentivar formas de vida que primem pela diversidade de gênero; de cultura; de etnias; de costumes; de preservação ambiental e de direitos humanos;
  • Diagnosticar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, planejando, executando e avaliando ações e procedimentos em diferentes contextos clínicos, de saúde e educativos;
  • Atuar em diversos contextos junto a diferentes populações, instituições, organizações governamentais e não governamentais, junto a sujeito, grupos e comunidades;
  • Identificar, definir, formular e justificar questões de investigação científica, articuladas às escolhas metodológicas nos mais variados níveis de intervenção;
  • Adotar o Código de Ética Profissional do(a) Psicólogo(a).
Habilidades e Competências

A formação do(a) Psicólogo(a) no Brasil é atualmente norteada pela Diretriz Curricular Nacional (DCN) para os Cursos de Graduação em Psicologia através da Resolução Nº 05, de 15 de março de 2011 do Conselho Nacional de Educação – CNE e da Câmara de Ensino Superior – CES. Tem como eixo central a atuação profissional em Pesquisa e em Ensino de Psicologia, tornando os(as) profissionais dotados das seguintes competências e habilidades, previstas nos artigos 8º e 9º da referida Resolução, que aqui são destacados:

a) Competências (Artigo 8º das DCN):

I. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

II. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

III. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

IV. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;

V. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência e ética;

VI. Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

VII. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de sujeitos, de grupos e de organizações;

VIII. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;

IX. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

X. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

XI. Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

XII. Realizar orientação, aconselhamento Psicológico e Psicoterapia;

XIII. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;

XIV. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público divulgando os trabalhos por meio de palestras, seminários, artigos científicos, congressos, eventos de Psicologia Local, Regional, Nacional e Internacional;

XV. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

b) Habilidades (Artigo 9º das DCN):

I. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos respeitando o Código de Ética do Psicólogo;

II. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;

III. Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;

IV. Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;

V. Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;

VI. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos de acordo com o Código de Ética do Psicólogo;

VII. Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia, de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca acata, em estrita consonância com a referida Resolução, as competências e habilidades propostas pela mesma.

Áreas de Atuaçao

O exercício profissional do(a) Psicólogo(a) pode se dar nas seguintes áreas:

a) Saúde Pública

O campo da saúde responsabiliza-se pelas dimensões do adoecimento e do cuidado dos sujeitos e coletividades. Tal processo denominado saúde-doença é comumente associado aos aspectos biológicos, ao meio ambiente, à cultura e ao indivíduo. Considerando o Sistema Único de Saúde (SUS) como campo de práticas para a atuação do(a) Psicólogo(a) na condição de sistema norteador das políticas públicas de saúde, compreende-se que este(a) profissional deve atuar na promoção, prevenção e reabilitação em saúde nos diferentes níveis de atenção, a saber: 1) Atenção Primária, que consiste nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros; 2) Atenção Secundária, que consiste nos ambulatórios e outros serviços especializados em saúde (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Centros de Reabilitação, dentre outros); e 3) Atenção Terciária, que diz respeito aos hospitais, ambulatórios e pronto-socorro.

b) Saúde Mental

A área da Saúde Mental insere-se de modo mais amplo no campo da Saúde Pública. Historicamente a área da Saúde Mental está restrita às instituições manicomiais. Atualmente registramos como principais campos de práticas do(a) Psicólogo(a) nesta amplitude, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-Ad) e Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-i). Há também a pungente possibilidade de se fazer trabalhos na gestão desses serviços públicos. Além disso, tem-se a presença do profissional de Psicologia nos hospitais especializados em pacientes com transtornos mentais e nas comunidades terapêuticas.

c) Psicologia Hospitalar

A Atenção Terciária diz respeito aos hospitais, ambulatórios e pronto-socorro. Neste campo o(a) Psicólogo(a) atua de forma multiprofissional e interdisciplinar nos diversos contextos de trabalho já citados, levando em consideração as perspectivas individuais, coletivas e institucionais. Compete a esse(a) profissional o acompanhamento dos sujeitos e das coletividades, o diagnóstico de quadros psicopatológicos e a utilização de técnicas e instrumentos na prática do(a) Psicólogo(a). A este(a) profissional é possível também atuar na gestão dos mais diversos equipamentos de saúde, atuando também na gestão da equipe de profissionais de saúde. A atuação do(a) Psicólogo(a) hospitalar encontra na prática condições para promover as políticas originadas pelo SUS, como a humanização. Tal feito incide diretamente no trabalho com pacientes, familiares e equipe. Sendo assim, o trabalho do(a) Psicólogo(a) no hospital passa por todos os envolvidos no processo saúde-doença.

d) Assistência Social

A atuação do(a) Psicólogo(a) no campo da Assistência Social está diretamente ligada à Política Nacional de Assistência Social – PNAS e ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, já que estes constituem os principais marcos deste campo de atuação. O SUAS está dividido em duas grandes áreas: a Proteção Social Básica – PSB, onde se encontram os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e tem por principal objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social; e a Proteção Social Especial – PSE destinada às famílias e indivíduos que estão passando por situações de direitos violados. A PSE, por sua vez, está subdividida em Média Complexidade (onde se vinculam equipamentos como o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS e os Centros Pop) e em Alta Complexidade (onde encontramos instituições como Abrigos Institucionais). Apesar de ser uma política pública recente (criada em 2005), o SUAS tem se configurado num dos grandes campos de receptação dos(as) profissionais psicólogos(as) nos últimos anos.

e) Psicologia do Trabalho e das Organizações

O(A) Psicólogo(a) neste âmbito atua individualmente ou em equipes multiprofissionais, onde existam relações de trabalho (seja nas organizações formais ou informais), visando à compreensão, intervenção e desenvolvimento dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.

f) Psicologia Clínica

O(A) Psicólogo(a) Clínico(a) desenvolve seu trabalho em consultório particular, nos serviços públicos e privados de atendimento à saúde em diferentes contextos institucionais. Sua conduta deve ser norteada por princípios éticos, pela escolha e utilização consistente de um referencial teórico-metodológico da Ciência Psicológica e pela interlocução com profissionais de áreas afins, considerando a especificidade de cada situação.

g) Psicologia Escolar e Educacional

A Psicologia Escolar e Educacional vem construindo-se historicamente como relevante área de atuação da Psicologia. Profissionais Psicólogos(as) Escolares e Educacionais atuam em instituições escolares e educativas, formais e informais, bem como realizam atividades de Ensino e de Pesquisa referentes à interface entre a Psicologia e a Educação e suas demandas contemporâneas.

A atuação do(a) Psicólogo(a) Escolar e Educacional fundamenta-se em concepções teórico-metodológicas sólidas e cientificamente legitimadas, e visam compreender os processos de subjetivação (professores, alunos, educadores em geral, famílias e comunidade escolar) nas instituições educacionais. Compete a este(a) profissional a práxis eticamente comprometida com o sujeito e seu direito inalienável à educação, base para a construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.

Estrutura Curricular

O Curso de Graduação em Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca confere o grau de Psicólogo a seus formandos e a Matriz Curricular é formada por Eixos de Disciplinas Obrigatórias e Estágios Supervisionados Curriculares (Básico e de Formação Profissional) definidos no Núcleo Comum e nas Ênfases Curriculares, Disciplinas Optativas e Atividades Complementares que proporcionem aos graduandos uma visão diversificada e múltipla do campo de atuação do(a) Psicólogo(a) em acordo com as atualizações e com o contexto da região noroeste do Estado do Ceará.

A Matriz Curricular está dividida em Disciplinas que estão organizadas em 10 semestres, perfazendo em média 05 anos de formação.

Os Estágios Básicos se propõem a integrar as competências e as habilidades definidas para o Núcleo Comum, sendo uma via privilegiada para o(a) Psicólogo(a) em formação conhecer, observar e interagir com possíveis campos de atuação profissional. Nos últimos três semestres do Curso o estudante passa por Estágios Específicos assim distribuídos: Estágio de Formação Profissional I, no 8º semestre; Estágio de Formação Profissional II, no 9º semestre; Estágio de Formação Profissional III, no 10º semestre.

O estudante do Curso de Graduação em Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca deve optar, a partir do 8º semestre, por uma das ênfases que compõem esta Matriz Curricular, a saber: Ênfase na Clínica Psicológica e Ênfase em Psicologia, Políticas Públicas e Subjetividade. Caso opte em cursar as duas ênfases, o aluno deve indicar qual deve ser considerada como ênfase optativa, a fim de que os créditos desta sejam considerados como de disciplinas optativas.

O Currículo do Curso de Graduação em Psicologia do Campus UNINTA Itapipoca foi elaborado considerando o Núcleo Comum e cada uma das duas Ênfases Curriculares (Ênfase na Clínica Psicológica e Ênfase em Psicologia, Políticas Públicas e Subjetividade) satisfazendo um total de 4.140 horas por ênfase, sendo estas preenchidas por Disciplinas Obrigatórias e Optativas, Atividades Complementares e Estágios Curriculares Supervisionados, em dez semestres letivos, com o desenvolvimento de conhecimentos que serão realizados a partir da perspectiva

SPA

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), da Faculdade Uninta Itapipoca tem o objetivo de promover a saúde mental através de atendimentos psicológicos para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

ESPECIALIDADES

A clínica, que carrega o nome do Prof. Gerson Pires de Araújo, fornece atendimentos de psicoterapia, aconselhamentos psicológicos e atendimentos grupais. Os atendimentos podem ocorrer de forma espontânea ou através de encaminhamentos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município.

Informações
Duração:5 anos
Tipo de curso:Bacharelado
Modalidade:Presencial
Grade e corpo docente:Visualizar
Projeto Pedagógico do Curso:Download
Matriz curricular:Download
Ementário de disciplinas:Download
Monitorias:Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC):5
Planos de Ensino (20% EaD):Acessar

Coordenação do Curso

E-MAIL: [email protected]

Profa. Ma. Maria Auxiliadora Ferreira Araujo

Secretaria do Curso

TELEFONE: (88) 2137-0279

Maria Lucerlene Marques Rodrigues 

PSICOLOGIA

Periódicos Online

  1. Jornais do Brasil
  2. Acta Colombiana de Psicologia
  3. Acta Comportamentalia
  4. Activités
  5. Actualidades en Psicología
  6. Advances in Cognitive Psychology
  7. Affectio Societatis
  8. Ágora: Estudo em Teoria Psicanalítica
  9. Aletheia
  10. Alternativas en Psicología
  11. Aletheia
  12. Alternativas en Psicología
  13. Annual Review of Critical Psychology
  14. Arquivos Brasileiros de Psicologia
  15. Asephallus
  16. Australian Journal of Educational & Developmental Psychology
  17. Avaliação Psicológica
  18. Avances en Psicología Latinoamericana
  19. Aw@re Revista Eletrônica
  20. Barbarói
  21. Behaviormetrika
  22. Boletim de Psicologia
  23. Boletim Paradigma
  24. Boletín: Sociedad de Psicología del Uruguay
  25. Brains, Minds & Media
  26. Cadernos de Pesquisa
  27. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
  28. Cadernos de Psicopedagogia
  29. Cadernos de Psicanálise
  30. Cahiers de Psychologie Politique
  31. Ciências & Cognição
  32. Práxis
  33. Psico
  34. Psicologia & Sociedade
  35. Psicologia Clínica
  36. Psicologia da Educação
  37. Psicología desde el Caribe
  38. Psicologia em Foco
  39. Psicologia em Pesquisa
  40. Psicologia em Revista
  41. Psicologia Escolar e Educacional
  42. Psicologia Hospitalar
  43. Psicología Iberoamericana
  44. Psicologia para América Latina
  45. Psicologia Revista
  46. Psicologia, Saúde e Doenças
  47. Psicologia: Teoria e Prática
  48. Psicólogo inFormação
  49. Psicoperspectivas: Individuo y Sociedad
  50. Psicothema
  51. PsicoUSF
  52. PsicoUSF
  53. PsychNology Journal
  54. Psychologia: Avances de la Disciplina
  55. Psychological Test and Assessment Modeling
  56. Psychological Topics
  57. Psychology & Society
  58. Psychosocial Intervention
  59. Psykhe (Santiago)
  60. Quaderns de Psicología
  61. Reverso
  62. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento
  63. Revista Argentina de Clínica Psicológica
  64. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade
  65. Revista Brasileira de Orientação Profissional
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  70. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
  71. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
  72. Revista Colombiana de Psicología
  73. Revista Costarricence de Psicología
  74. Revista da SBPH
  75. Revista da SPAGESP
  76. Revista de Investigación en Psicología
  77. Revista de Psicología
  78. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente
  79. Revista de Psicologia da UNESP
  80. Revista de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
  81. Revista de Psicología UCV
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  87. Revista Kairós: Gerontologia
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  89. Revista Mal-Estar e Subjetividade
  90. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta
  91. Revista Mexicana de Orientación Educativa
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  93. Revista Polis e Psique
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  97. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho
  98. Revista Psicopedagogia
  99. Revista Sul-Americana de Psicologia
  100. Psicologia em Pesquisa
  101. Roteiro
  102. Salud & Sociedad: Investigaciones en Psicología de la Salud y Psicología Social / Researches in Social Psychology and Health Psychology
  103. Sexual Offender Treatment
  104. SMAD: Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas
  105. South African Journal of Industrial Psychology
  106. Stylus (Rio de Janeiro)
  107. Subjetividad y Procesos Cognitivos
  108. Suma Psicológica
  109. Summa Psicológica UST
  110. Tempo Psicanalítico
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  112. Tesis Psicológica
  113. The Internet Journal of Mental Health
  114. The Japanese Journal of Personality
  115. The New School Psychology Bulletin
  116. The Open Psychology Journal
  117. The Spanish Journal of Psychology
  118. TransFormações em Psicologia (Online)
  119. Trends in Psychology / Temas em Psicologia
  120. Trivium
  121. Universitas Psychologica
  122. Vínculo: Revista do NESME
  123. PWinnicott e-prints

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Psicologia

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  1. Jornais do Brasil
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  3. Acta Comportamentalia
  4. Activités
  5. Actualidades en Psicología
  6. Advances in Cognitive Psychology
  7. Affectio Societatis
  8. Ágora: Estudo em Teoria Psicanalítica
  9. Aletheia
  10. Alternativas en Psicología
  11. Aletheia
  12. Alternativas en Psicología
  13. Annual Review of Critical Psychology
  14. Arquivos Brasileiros de Psicologia
  15. Asephallus
  16. Australian Journal of Educational & Developmental Psychology
  17. Avaliação Psicológica
  18. Avances en Psicología Latinoamericana
  19. Aw@re Revista Eletrônica
  20. Barbarói
  21. Behaviormetrika
  22. Boletim de Psicologia
  23. Boletim Paradigma
  24. Boletín: Sociedad de Psicología del Uruguay
  25. Brains, Minds & Media
  26. Cadernos de Pesquisa
  27. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
  28. Cadernos de Psicopedagogia
  29. Cadernos de Psicanálise
  30. Cahiers de Psychologie Politique
  31. Ciências & Cognição
  32. Práxis
  33. Psico
  34. Psicologia & Sociedade
  35. Psicologia Clínica
  36. Psicologia da Educação
  37. Psicología desde el Caribe
  38. Psicologia em Foco
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  40. Psicologia em Revista
  41. Psicologia Escolar e Educacional
  42. Psicologia Hospitalar
  43. Psicología Iberoamericana
  44. Psicologia para América Latina
  45. Psicologia Revista
  46. Psicologia, Saúde e Doenças
  47. Psicologia: Teoria e Prática
  48. Psicólogo inFormação
  49. Psicoperspectivas: Individuo y Sociedad
  50. Psicothema
  51. PsicoUSF
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  53. PsychNology Journal
  54. Psychologia: Avances de la Disciplina
  55. Psychological Test and Assessment Modeling
  56. Psychological Topics
  57. Psychology & Society
  58. Psychosocial Intervention
  59. Psykhe (Santiago)
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  62. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento
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  74. Revista da SBPH
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  76. Revista de Investigación en Psicología
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  85. Revista EVS: Estudos Vida e Saúde
  86. Revista Internacional de Psicología
  87. Revista Kairós: Gerontologia
  88. Revista Latinoamericana de Medicina Conductual
  89. Revista Mal-Estar e Subjetividade
  90. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta
  91. Revista Mexicana de Orientación Educativa
  92. Revista Neurociências
  93. Revista Polis e Psique
  94. Revista PsicoFAE
  95. Revista Psicologia e Saúde
  96. Revista Psicologia Política
  97. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho
  98. Revista Psicopedagogia
  99. Revista Sul-Americana de Psicologia
  100. Psicologia em Pesquisa
  101. Roteiro
  102. Salud & Sociedad: Investigaciones en Psicología de la Salud y Psicología Social / Researches in Social Psychology and Health Psychology
  103. Sexual Offender Treatment
  104. SMAD: Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas
  105. South African Journal of Industrial Psychology
  106. Stylus (Rio de Janeiro)
  107. Subjetividad y Procesos Cognitivos
  108. Suma Psicológica
  109. Summa Psicológica UST
  110. Tempo Psicanalítico
  111. Terapia Psicológica
  112. Tesis Psicológica
  113. The Internet Journal of Mental Health
  114. The Japanese Journal of Personality
  115. The New School Psychology Bulletin
  116. The Open Psychology Journal
  117. The Spanish Journal of Psychology
  118. TransFormações em Psicologia (Online)
  119. Trends in Psychology / Temas em Psicologia
  120. Trivium
  121. Universitas Psychologica
  122. Vínculo: Revista do NESME
  123. PWinnicott e-prints

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Psicologia

CONHEÇA A PSICOLOGIA

A Psicologia é uma profissão-chave que utiliza métodos e técnicas para diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; solução de problemas de ajustamento, bem como contribui em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

O mercado de trabalho para a Psicologia tem crescido bastante nos últimos tempos e o psicólogo tem sido convocado a se fazer presente nos diversos cenários de prática. Uma lei recente, por exemplo, exige a presença de psicólogos em todas as redes públicas de educação básica, ampliando consideravelmente o campo de trabalho deste profissional ao incluir todas as escolas públicas brasileiras como demandantes de seus serviços.

O estudante que opta pela Psicologia tem uma gama de possibilidades de se colocar no mercado de trabalho, podendo atuar nos mais diversos campos profissionais: escolas, hospitais, grandes empresas, comunidades, orientação profissional, clínicas, no meio esportivo, organizações públicas e realizando pesquisas científicas. O mercado entendeu que esse profissional é muito importante e necessário em todas as áreas que lidam com processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação.

ESTUDE PSICOLOGIA NO UNINTA

O Curso de Psicologia do UNINTA, autorizado pelo MEC com nota máxima (5), está focado em formar cidadãos aptos a atuar de forma inovadora e criativa, capazes de contribuir com o desenvolvimento dos saberes psicológicos e das práticas profissionais.

Há uma preocupação dos professores em realizar eventos interdisciplinares para que haja uma troca de saberes que permita ao estudante ampliar conhecimentos de forma que saia preparado para os diversos acontecimentos da prática profissional.

Ao longo do curso, os futuros psicólogos utilizam laboratórios de Psicologia Experimental, bem como de Avaliação Psicológica, para construir e ampliar conhecimentos essenciais. A partir do 4º semestre, o estudante já inicia os estágios básicos e, a partir do 8º semestre, entra em contato com o Estágio de Formação Profissional. Nesse momento, pode optar por duas ênfases: Ênfase na Clínica, podendo atuar no Serviço de Psicologia Aplicada, atendendo a comunidade em geral, sob a supervisão docente, ou Ênfase em Psicologia, Políticas Públicas e Subjetividades, atuando em contextos de políticas públicas, bem como organizacional, escolar e hospitala

GRADUAÇÃO E ALÉM

Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.

Sobre o curso

O Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) se propõe a oferecer uma formação básica, sólida e pluralista. As atividades acadêmicas estão comprometidas com uma análise de diferentes sistemas psicológicos, oferecendo uma apreensão reflexiva das questões científicas e sociais. A direção norteadora para a construção do Curso surge a partir da articulação entre a área da Saúde e o grande campo das Ciências Humanas, de modo que o Curso emerge com o significativo desafio de dialogar estas duas grandes áreas, sempre tomando por base de referência a região noroeste do estado do Ceará.

O Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, planejar, executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos institucionais, possibilitando a superação de problemas e dificuldades que comprometem os indivíduos, grupos, organizações e comunidades, permitindo a promoção da saúde e da qualidade de vida. O Projeto Pedagógico do Curso está voltado para a prática profissionalizante e visa garantir uma formação pluralista e abrangente da área, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e uma atuação pautada em princípios ético-políticos.

Propomos aqui uma Matriz Curricular dividida em grandes temáticas. As Unidades Curriculares dos dois semestres iniciais sublinham conhecimentos concernentes àquilo que aqui intitulamos Construção do Saber Psicológico. No terceiro e quarto semestres, estão balizados Unidades Curriculares relativas à Ciência Psicológica. Entre o quarto e o quinto períodos da formação, estão previstas Disciplinas que enfoquem o que aqui chamamos de Psicologia: modos de fazer. E nos três semestres finais da formação estão reservados os Estágios de Formação Profissional – sem que estes semestres sejam reduzidos apenas ao Estágio Específico, uma vez que estão previstas outras Unidades Curriculares para estes semestres, em acordo com a Ênfase Curricular que cada aluno fizer opção. Essa divisão temática da Grade Curricular foi pensada para dar maior ênfase à perspectiva interdisciplinar, estratégia pedagógica privilegiada do do Centro Universitário Inta (UNINTA). Além do mais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia estabelecem que os cursos de Psicologia devem ter ao menos duas ênfases em seu perfil de formação. Nosso curso apresentará duas Ênfases Curriculares, a saber: Ênfase em Clínica Psicológica; e Ênfase em Psicologia, Políticas Públicas e Subjetividade.

Reiteramos nosso compromisso com a excelência acadêmica na formação de psicólogos e a compreensão de que esta somente ocorre quando compactuada com a transformação social da realidade local e regional. A graduação em Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) será regida pelo compromisso em formar profissionais psicólogos eticamente orientados com o seu fazer e politicamente engajados na aquisição de conhecimento crítico acerca da realidade – e da mudança! – sócio cultural na qual estamos inseridos

 

Objetivos

a) Objetivo Geral

  • Oferecer formação profissional ao estudante de Psicologia, baseada no desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos, competências e habilidades concernentes à atuação do profissional psicólogo em seus diversos contextos, tendo em vista o compromisso ético com a qualidade de vida e a emancipação humanas.

b) Objetivos Específicos:

  • Proporcionar formação em psicologia de caráter generalista e pluralista, de acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Psicologia presentes na Resolução nº 08 do CNE/ CES de 15 de março de 2011.
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitem o psicólogo para a compreensão e análise crítico-reflexiva dos fenômenos psicossociais, para o diagnóstico dos problemas e demandas sociais e para a intervenção nos diversos contextos sociais visando à promoção da cidadania, da saúde e da qualidade de vida.
  • Propiciar o desenvolvimento de criticidade, criatividade e versatilidade em relação ao conhecimento psicológico e aos fenômenos psicossociais, estimulando a autonomia intelectual na formação profissional do estudante.
  • Proporcionar a formação do psicólogo para o trabalho em equipes inter/ multiprofissionais, vinculando os conhecimentos técnico-científicos da psicologia aos problemas e demandas relativas ao contexto sociohistórico, cultural, político e econômico da região.
  • Habilitar o psicólogo para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual, coletiva e institucional, balizando sua prática em padrões éticos, de excelência e de qualidade.
  • Estimular as atividades de pesquisa e investigação dos fenômenos psicossociais; e de extensão, como forma de fortalecer o vínculo de mútua colaboração entre comunidade e IES.
  • Incentivar os estudantes a conhecer as especificidades da realidade sociohistórica e cultural, local e regional, de modo a formar profissionais conscientes e eticamente comprometidos com a atenção às demandas que se apresentam nestes contextos.
  • Promover ações fundamentadas em princípios éticos e em conformidade com as diretrizes preconizadas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo e resoluções elaboradas pelos órgãos e conselhos regulamentadores da profissão.

 

Áreas de atuação

A atividade profissional do psicólogo é, em si mesma, definida pelo múltiplo, pela pluralidade. Optamos, em nossa graduação, sublinhar alguns campos de atuação profissional. Pensando nestas áreas de atuação aqui destacadas, articulamos todo este Curso, sobretudo sua Estrutura Curricular. Lembramos, uma vez mais, a multiplicidade da atuação do profissional psicólogo e que as áreas aqui destacadas dizem respeito a uma singularidade deste Curso e estão sintonizadas com a realidade local e regional; de modo algum este não pretende estabelecer as diretrizes “corretas” da atuação profissional nem desdenhar das áreas não contempladas neste tópico. Eis as áreas que enfatizamos no Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA):

  • Saúde Pública
  • Saúde Mental
  • Psicologia Hospitalar
  • Assistência Social
  • Psicologia do Trabalho e das Organizações
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Escolar e Educacional

 

Habilidades e competências

A formação do psicólogo no Brasil é atualmente balizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Psicologia através da Resolução Nº 05 de 15 de março de 2011 do Conselho Nacional de Educação – CNE e da Câmara de Ensino Superior – CES. Tem como eixo central a atuação profissional em pesquisa e em ensino de Psicologia, tornando os profissionais dotados das seguintes competências e habilidades, previstas nos artigos 8º e 9º da referida Resolução, que aqui vão grafados ipsis litteris:

a) Competências (Artigo 8º das DCN):

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa.
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência e Ética.
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos.
  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de sujeitos, de grupos e de organizações.
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia.
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
  • Apresentar trabalhos e discutir ideias em público divulgando os trabalhos por meio de: palestras; seminários; artigos científicos; congressos; eventos de Psicologia: Local; Regional; Nacional e Internacional.
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

b) Habilidades (Artigo 9º das DCN):

  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos respeitando o Código de Ética do Psicólogo.
  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia de acordo com o Código de ética do Psicólogo.
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos.
  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
  • Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
  • O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) acata, em estrita consonância com a referida Resolução, as competências e habilidades propostas pela mesma.

 

Perfil do egresso

De uma maneira geral, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia do UNINTA seja capaz de atuar nas áreas de Pesquisa, Extensão, Ensino e Prestação de Serviços Psicológicos, articulando conhecimentos adquiridos na formação, mas sempre levando em conta as especificidades do contexto no qual atuará profissionalmente, conhecendo as implicações de seu fazer enquanto psicólogo. A formação do acadêmico neste Curso deverá ser constantemente perpassada pelos seguintes aspectos:

  • A constituição multirreferencial do saber psicológico.
  • A relação da Psicologia com outras ciências e saberes.
  • O respeito pela ética e pelos valores humanos.
  • A multideterminação do homem, procurando relacionar suas dimensões biológica, psicológica, social e histórico-cultural.
  • O desenvolvimento do olhar transdisciplinar.
  • O desenvolvimento da capacidade de diálogo e de uma escuta diferenciada.
  • O trabalho multiprofissional.
  • Conhecer os aspectos social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade contemporânea.
  • Ter leitura abrangente e domínio das habilidades de compreensão, produção textual e raciocínio. Além da capacidade de interpretar dados.
  • Adaptabilidade, flexibilidade e criatividade ao contexto no qual está atuando.
  • Saber conviver e, acima de tudo, fomentar a diversidade, seja ela de pensamento, de orientação sexual, religiosa, política, de modos de vida, etc.
  • Respeitar e incentivar formas de vida que primem pela diversidade de gênero; de cultura; de etnias; de costumes; de preservação ambiental e de direitos humanos.
  • Diagnosticar necessidades de intervenção de caráter preventivo e terapêutico, planejando, executando e avaliando ações e procedimentos em diferentes contextos clínicos, de saúde e educativos.
  • Atuar em diversos contextos junto a diferentes populações, instituições, organizações governamentais e não governamentais, junto a sujeito, grupos e comunidades.
  • Identificar, definir, formular e justificar questões de investigação científica, articuladas às escolhas metodológicas nos mais variados níveis de intervenção.
  • Complementar a sua formação em Programas de Pós-Graduação e desenvolvimento de Projetos de Pesquisas em áreas diversas e pertinentes às necessidades da realidade brasileira, fomentando a utilização de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
  • Adotar o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está em franca expansão para o profissional de psicologia, sobretudo desde o início deste século quando, de forma mais concreta, a profissão encontrou-se com as inúmeras políticas públicas adotadas pelo estado brasileiro, desde o Sistema Único de Saúde – SUS até o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, passando pela Saúde do Trabalhador e pelas políticas educacionais.

A média salarial para a profissão no Brasil gira em torno de R$ 2.200,00. Contudo, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 5.440/ 2009) que delimita o Piso Salarial do psicólogo em R$ 4.650,00. VAGAS PARA MONITORIAS

Informações
Duração:5 anos
Tipo de curso:Bacharelado
Modalidade:Presencial
Grade e corpo docente:Visualizar
Projeto Pedagógico do Curso:Download
Matriz curricular:Download
Ementário de disciplinas:Download
Monitorias:Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC):5
Planos de Ensino (20% EaD):Acessar
Matriz Curricular:Acessar
Anais da IV Semana da Piscologia:Acessar
Anais da V Semana da Piscologia:Acessar

Coordenação do Curso

TELEFONE: (88) 9.9925-0004

E-MAIL: [email protected]

Profa. Ma. Ana Karine Sousa Cavalcante

Secretaria do Curso

TELEFONE: (88) 999-440-118

E-MAIL: [email protected]

Francisco Cleber Rodrigues de Sousa

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