Pesquisar
Close this search box.

Sobre a PRODERES

A Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social PRODERES é um órgão de apoio administrativo e acadêmico ligado a Reitoria, responsável pelo planejamento e coordenação das políticas de extensão e atividades artístico-culturais e das ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pela IES, promovendo a interação com a comunidade e contribuindo com as políticas públicas de inclusão social e com o desenvolvimento sustentável local e regional.

A Extensão é um “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”, obrigatória nas Instituições de Educação Superior (IES), indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade.

As atividades de Extensão e Responsabilidade Social são programadas e realizadas com a participação efetiva dos Cursos de Graduação Presencial e EAD, através dos Coordenadores e dos Gestores de Extensão e Responsabilidade Social pertencente ao Núcleo Docente Estruturante–NDE de cada Curso. Com esta estrutura organizacional a PRODERES viabiliza e articula as mais diversas ações envolvendo múltiplo saberes, competências e habilidades.

As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços.

Programa de Extensão é um conjunto articulado de projetos e outras
ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Projeto de Extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão (forma preferencial).

O Curso de Extensão consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

As ações que, porventura, tenham a mesma natureza de curso, porém com carga horária inferior a 8 horas são consideradas como Evento de Extensão.

O Curso presencial exige a presença do aluno durante toda a oferta da carga horária. Já o Curso de extensão a distância é caracterizado pela não exigência da presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; as atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc.) não devem ultrapassar 20% da carga horária total.

O Evento de Extensão consiste em uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, reconhecido pela Universidade.

Os Eventos de Extensão como: Simpósios, Jornadas, Congressos e outros da mesma natureza, realizados nesta IES, sob a coordenação do Corpo docente ou discente dos Cursos de Graduação e Centros Acadêmicos devem obrigatoriamente ser registrados na PRODERES em formulário próprio que se encontra disponível no site da Faculdade, em duas vias, com no mínimo 30(trinta) dias de antecedência do evento.


A Prestação de Serviço enquanto ação de extensão é a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.).

As Ligas Acadêmicas são “Redes de estudantes que desejam e criam oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico” e também estão vinculadas à PRODERES.

Uma das características fundamentais das Ligas Acadêmicas é de ser uma entidade primordialmente estudantil e de ter a sua frente um grupo de estudantes que decide se aprofundar em determinado tema com caráter de transformação social seja através da pesquisa ou extensão.

Os estudantes definem seus rumos ficando a cargo do docente a orientação das atividades desenvolvidas.

As ligas não são apenas grupos de estudo. Consideramos propicia e correta à comparação desta à própria universidade no que se refere ao tripé de sua concepção: ensino, pesquisa e extensão. Estas entidades devem necessariamente desenvolver, de maneira equilibrada, atividades nas três áreas citadas.

Ao final de cada ano os certificados serão solicitados pelos coordenadores dos Projetos de Extensão e Ligas Acadêmicas junto ao Relatório final de atividades. Os certificados serão confeccionados pela PRODERES.

Os certificados somente serão emitidos pela PRODERES referente às ações de extensão com carga horária igual ou superior a 8 horas. Ficará a cargo das coordenações providenciarem a emissão de documento com fim declaratório para ações com carga horária inferior a 8 horas.

No Brasil, a extensão é um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal. Deve ser valorizada, portanto, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade.

Atribuições da PRODERES

São atribuições da Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social:

  1. Promover permanentemente interação entre a instituição e a comunidade na qual está inserida e a sociedade de forma mais ampla;
  2. Preparar os estudantes, não somente com a estratégia do ensino-transmissão, mas como subsídio para a formação com estratégias do ensino-aplicação;
  3. Funcionar como uma via de mão dupla, em que a instituição e às comunidades dialoguem sobre suas necessidades, seus anseios, aspirações e estimulando a troca dos saberes e fazeres;
  4. Reafirmar a extensão como processo acadêmico indispensável à formação do aluno, à qualidade do corpo docente e ao intercâmbio com a sociedade;
  5. Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, política e ambiental;
  6. Propiciar ao estudante o acesso às atividades que contribuam com a sua formação integral desenvolvendo senso crítico, cidadania e responsabilidade social;
  7. Estruturar e desenvolver mecanismos que promovam a interação contínua e recíproca entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  8. Possibilitar à sociedade acesso ao Centro Universitário Inta (UNINTA) por meio de cursos de extensão, prestação de serviços e participação em eventos culturais e artísticos, dentre outras atividades de extensionistas;
  9. Disponibilizar a sociedade estudos e pesquisas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida.
  10. Analisar e aprovar projetos de extensão da Graduação e Pós-graduação do UNINTA.
  11. Avaliar a viabilidade socioeconômica do projeto.
  12. Avaliar a liberação do material e recursos solicitados para a execução do projeto, evento, curso e encaminhá-los à diretoria competente.
  13. Pedir esclarecimento e determinar alterações ao responsável pela elaboração do projeto, evento ou curso para que o mesmo possa ser melhor avaliado.
  14. Cobrar relatórios de execução dos projetos às coordenações de curso e ao responsável pela execução do projeto.
  15. Orientar professores e coordenação quanto à inserção do projeto, evento ou curso na plataforma virtual.
  16. Incentivar a participação de doutores em projetos cuja execução dependa de financiamento externo.
  17. Avaliar o andamento do projeto e sustar sua execução, quando não estiver com o que foi deliberado.