Existem diversas especialidades, e desde 2009 os cirurgiões-dentistas podem atuar com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, homeopatia e laserterapia.
Endodontia
O especialista dessa área faz o tratamento de problemas no nervo e na raiz dos dentes, popularmente conhecido como tratamento de canal.
Implantodontia
Essa especialidade é responsável por implantar próteses dentárias quando ocorre a perda de um dente. Elas podem ser fixas ou removíveis, e também substituir os dentes unitariamente, parcialmente ou totalmente.
Odontologia Legal
É a área apta a elaborar laudos técnicos, pareceres e atestados, a partir de perícias judiciais e exames. O profissional pode, por exemplo, realizar a identificação de corpos pela arcada dentária.
Ortodontia
Estuda o desenvolvimento da arcada dentária e define o melhor tratamento ortodôntico caso seja necessário alterar a posição dos dentes ou a mordedura por meio de aparelhos fixos ou móveis.
Periodontia
O periodontista é responsável pela saúde das gengivas e dos periodontos, tecidos responsáveis pela fixação dos dentes nos ossos.
Traumatologia e Cirurgia
A atuação desse profissional é bem ampla, pois ele diagnostica lesões, traumatismos e anomalias na boca, na face e no sistema de mastigação (maxilar, mandíbula e gengiva). Para o tratamento das áreas, ele realiza cirurgias, transplantes, implantes e enxertos.
Cirurgia Geral
É a carreira mais generalista da Odontologia. O profissional é responsável por tratar dentes, língua, bochecha, gengiva e lábios.
Odontopediatria
O odontopediatra cuida da saúde bucal de crianças. É fundamental o cuidado com os dentes desde a infância, então esse profissional acompanha o crescimento dos dentes de leite e o desenvolvimento da mastigação.
Odontologia Estética
Conhecida também por restauradora, essa área atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes, com diversos procedimentos e instrumentos, como resinas e facetas, por exemplo.
Acupuntura odontológica: aplicar agulhas para tratar dores faciais.
Odontologia em saúde coletiva: atuar em planos de saúde, em cooperativas, na elaboração de programas de assistência social, Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Programa Brasil Sorridente.
Odontologia do trabalho: atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.
Odontologia do esporte: tratar da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.
Odontogeriatria: cuidar da saúde bucal do idoso.
Prótese dentária: projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.
Radiologia: diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.