Pesquisar
Close this search box.

[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Odontologia – Campus Itapipoca

[/vc_column_text][vc_tabs responsive=”false” container_bg_color=”#ffffff”][vc_tab title=”SOBRE A CARREIRA” tab_id=”1607430339-1-62″][vc_column_text]O CURSO

A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, introdução à metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras.

A partir do segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. No terceiro ano, passa a atender pacientes na clínica do campus.

O curso tem duração média de 5 anos.

POR QUE CURSAR ODONTOLOGIA NA UNINTA?

O curso de Odontologia colocará os acadêmicos em contato direto com a região através de parcerias de ensino-serviço que possibilitem processos dialógicos ancorados na criação de tecnologias, projetos de intervenção e espaços de empoderamento através da participação popular. Formando, assim, Cirurgiões-Dentistas com sólida capacitação técnico-científica, amparada em princípios de humanização e ética, inseridos em um contexto social local.[/vc_column_text][mk_padding_divider][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” size=”lg” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fvestibulares%2F||” el_class=”botao-vermelho”][/vc_tab][vc_tab title=”Profissional” tab_id=”1683728373650-1-9″][vc_column_text]O cirurgião-dentista se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Projetos Desenvolvidos” tab_id=”1683728451441-2-1″][vc_column_text]Já desde o primeiro semestre os alunos entrarão em contato com a realidade local através de projetos como SORRIR SERTÃO, SORRISOS e VOZES, INTERSABERES. Ações que colocam o estudante próximo à realidade e desenvolvendo habilidades pertinentes à Saúde Bucal.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Áreas de Atuação” tab_id=”1683728486398-3-1″][vc_column_text]Existem diversas especialidades, e desde 2009 os cirurgiões-dentistas podem atuar com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, homeopatia e laserterapia.

Endodontia

O especialista dessa área faz o tratamento de problemas no nervo e na raiz dos dentes, popularmente conhecido como tratamento de canal.

Implantodontia

Essa especialidade é responsável por implantar próteses dentárias quando ocorre a perda de um dente. Elas podem ser fixas ou removíveis, e também substituir os dentes unitariamente, parcialmente ou totalmente.

Odontologia Legal

É a área apta a elaborar laudos técnicos, pareceres e atestados, a partir de perícias judiciais e exames. O profissional pode, por exemplo, realizar a identificação de corpos pela arcada dentária.

Ortodontia

Estuda o desenvolvimento da arcada dentária e define o melhor tratamento ortodôntico caso seja necessário alterar a posição dos dentes ou a mordedura por meio de aparelhos fixos ou móveis.

Periodontia

O periodontista é responsável pela saúde das gengivas e dos periodontos, tecidos responsáveis pela fixação dos dentes nos ossos.

Traumatologia e Cirurgia

A atuação desse profissional é bem ampla, pois ele diagnostica lesões, traumatismos e anomalias na boca, na face e no sistema de mastigação (maxilar, mandíbula e gengiva). Para o tratamento das áreas, ele realiza cirurgias, transplantes, implantes e enxertos.

Cirurgia Geral

É a carreira mais generalista da Odontologia. O profissional é responsável por tratar dentes, língua, bochecha, gengiva e lábios.

Odontopediatria

O odontopediatra cuida da saúde bucal de crianças. É fundamental o cuidado com os dentes desde a infância, então esse profissional acompanha o crescimento dos dentes de leite e o desenvolvimento da mastigação.

Odontologia Estética

Conhecida também por restauradora, essa área atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes, com diversos procedimentos e instrumentos, como resinas e facetas, por exemplo.

Acupuntura odontológica: aplicar agulhas para tratar dores faciais.

Odontologia em saúde coletiva: atuar em planos de saúde, em cooperativas, na elaboração de programas de assistência social, Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Programa Brasil Sorridente.

Odontologia do trabalho: atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.

Odontologia do esporte: tratar da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.

Odontogeriatria: cuidar da saúde bucal do idoso.

Prótese dentária: projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia: diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.[/vc_column_text][/vc_tab][/vc_tabs][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]<tr”>Matriz curricular:Download

Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Projeto Pedagógico: Acessar
Material audiovisual: Acessar
Ementário das disciplinas: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Projetos de Extensão: Acessar
Plano de regresso: Acessar
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC): 5
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

[/mk_table][mk_contact_info title=”Coordenação do Curso” phone=”(88) 99244-9019″ email=”[email protected]” person=”Prof. Me. José Amilton Costa Silvestre”][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fvestibulares%2F||” el_class=”botao-vermelho”][vc_video title=”Conheça o UNINTA” link=”https://www.youtube.com/watch?v=cmlAau84nis”][vc_video title=”EGRESSOS DE ODONTOLOGIA” link=”https://youtu.be/b_PIrxH-a54″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Tour Virtual

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Vídeos

[/vc_column_text][vc_accordions][vc_accordion_tab title=”ODONTV”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://youtu.be/Ng5tf8Oviiw”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=N0CdJMoh4Tw”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_raw_html]JTNDaWZyYW1lJTIwd2lkdGglM0QlMjIxMDAlMjUlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzMTUlMjIlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy55b3V0dWJlLmNvbSUyRmVtYmVkJTJGZDVYSTZkTXVEZ0klMjIlMjB0aXRsZSUzRCUyMllvdVR1YmUlMjB2aWRlbyUyMHBsYXllciUyMiUyMGZyYW1lYm9yZGVyJTNEJTIyMCUyMiUyMGFsbG93JTNEJTIyYWNjZWxlcm9tZXRlciUzQiUyMGF1dG9wbGF5JTNCJTIwY2xpcGJvYXJkLXdyaXRlJTNCJTIwZW5jcnlwdGVkLW1lZGlhJTNCJTIwZ3lyb3Njb3BlJTNCJTIwcGljdHVyZS1pbi1waWN0dXJlJTNCJTIwd2ViLXNoYXJlJTIyJTIwYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuJTNFJTNDJTJGaWZyYW1lJTNF[/vc_raw_html][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”JOUNI”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=jSoHX6bH018″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ukwwIy0n_7M”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=s8HjE25HINE”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=tRMeiQeK5SI”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=y1T0oJC9jak”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=9XMMIZE17Ds”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=7OXi336yAgE”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=yRJQjsYyvu4″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=7OXi336yAgE”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ZF7-c9AlyH0″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://youtu.be/7f_5XeqzfMI”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”CERIMONIA DO JALECO”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=SVGqoCy8T64″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=2sV0lKXXCps”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=4s2W0radzmE”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=4s2W0radzmE”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”i SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=AYLzA3q1v7o”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=1JoHbjTR1Ls”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”CLINICA DE ODONTOLOGIA”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=f2bIrpWPs2A&t=2s”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://youtu.be/jXCSq8g77VE”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”DOCUMENTÁRIO(TRAJETÓRIA) DO CURSO DE ODONTOLOGIA”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=L6jsc4hk5vw”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”COLAÇÃO DE GRAU”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=peUjgodDN54″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_accordion_tab][/vc_accordions][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row fullwidth=”true” fullwidth_content=”false”][vc_column][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Acontece na Odontologia

[/vc_column_text][mk_padding_divider][mk_blog style=”magazine” magazine_strcutre=”2″ grid_image_height=”370″ count=”4″ cat=”185″ disable_comments_share=”false” pagination=”false”][mk_padding_divider size=”30″][vc_btn title=”MAIS NOTÍCIAS” size=”sm” align=”center” el_class=”botao-vermelho” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fsite%2Fodontologia%2F||”][mk_padding_divider size=”50″][/vc_column][/vc_row]

Fechar
modal