Pesquisar
Close this search box.

[vc_row][vc_column width=”3/4″][vc_column_text]

Medicina – Campus Itapipoca

[/vc_column_text][vc_tabs][vc_tab title=”SOBRE O CURSO” tab_id=”1609770389-1-93″][vc_column_text]

Sobre o Curso

O Currículo do Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA – Campus Itapipoca será  centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com unidades educacionais elaboradas para promover a integração de conteúdos de disciplinas (unidades verticais de aprendizagem) e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a  inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o 1ª semestre (unidades horizontais de aprendizagem).

Os conteúdos das unidades horizontais de aprendizagem deverão ser abordados em pequenos grupos, sendo mediado por um preceptor/tutor. Nas unidades verticais de aprendizagem estudantes e preceptores utilizarão situações/casos de saúde/agravo/doença contextualizados para viabilizar a utilização do conhecimento adquirido previamente pelos estudantes, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico e a compreensão epidemiológica dos fenômenos, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidados individuais e coletivos.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade, bem como em laboratórios de simulação, em atividades que serão desenvolvidas nas unidades horizontais de aprendizado (Atenção Primária à Saúde e Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes Profissionais).

O Currículo estimulará nos estudantes o trabalho em pequenos grupos, o reconhecimento de suas necessidades de aprendizagem e utilização dos recursos necessários para sua formação e o estímulo à educação permanente. Neste contexto será também estimulado nos estudantes a adoção de valores como a responsabilidade, a ética e o espírito colaborativo.

Este cenário requer um processo de avaliação ativa, onde o componente objetivo deve estar fundamentado nos objetivos de aprendizagem trabalhados nos diferentes cenários de ensino – aprendizagem e o componente formativo considerado como fator determinante para o desenvolvimento da formação do estudante. O instrumento de avaliação compreenderá, também, elementos próprios da rotina dos serviços onde o estudante estiver inserido, sua capacidade de fazer e receber críticas e suas relações com pacientes, familiares e demais membros da equipe de saúde.

O Currículo será ser dinâmico e acompanhará, bem como estimulará a evolução  do sistema local de saúde. Para tanto, contará com avaliação semestral (envolvendo discentes, docentes e gestores) que  deverá orientar as mudanças necessárias para  garantir a maior articulação e integração teórico/prática de disciplinas no contexto real da saúde.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA – Campus Itapipoca está, portanto, fundamentado nas mais atuais estratégias pedagógicas destinadas à formação médica de nosso país, atento a seu dinamismo e a velocidade das transformações no cenário da formação de profissionais para a saúde e será desenvolvido numa região que conta com uma rede de serviços bem estruturada e com grande porte de investimentos na atenção a saúde.

Objetivo Geral do Bacharelado em Medicina

Formar o profissional generalista dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes, capaz de atuar com eficiência e em equipe, comprometido com sua auto-aprendizagem e conhecedor da organização do sistema de saúde vigente no país.

Objetivos específicos

Possibilitar a formação integral do médico comprometimento com a realidade sócio-regional.

[/vc_column_text][vc_column_text]

O Profissional

O egresso do Curso de Bacharelado em Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) – Campus Itapipoca estará apto a exercer a profissão de maneira a atender as aspirações de uma sociedade em constante transformação, reconhecendo os determinantes do processo saúde-doença, sendo capaz de agir com desenvoltura na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na cura e reabilitação de pessoas.

O Curso de Bacharelado em Medicina do UNINTA – Campus Itapipoca terá como meta a formação generalista sólida de seus estudantes e como missão primordial formar o médico dotado de visão geral dos problemas, doenças e agravos à saúde, como também contribuir para formar o cidadão, capaz de atuar de forma ética, com sólida formação humanista e consciente de suas responsabilidades sociais e compromisso com a cidadania, sendo, portanto, um profissional capaz de promover a saúde integral do ser humano e que será capaz de:

[/vc_column_text][vc_column_text]

Competências e Habilidades

a) Competências e Habilidades Gerais

b) Competências e Habilidades Especificas

[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”VAGAS PARA MONITORIAS” tab_id=”1609770389-2-73″][vc_raw_js]JTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwalF1ZXJ5JTI4ZG9jdW1lbnQlMjkucmVhZHklMjhmdW5jdGlvbiUyOCUyOSU3QiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGNvZGN1cnNvJTIwJTNEJTIwJTI3TUVEJTI3JTNCJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwbW9zdHJhTW9uaXRvcmlhcyUyMCUzRCUyMHRydWUlM0IlMEElMjAlMjAlMjAlMjAlN0QlMjklM0IlMEElM0MlMkZzY3JpcHQlM0U=[/vc_raw_js][/vc_tab][/vc_tabs][mk_icon_box2 icon_size=”48″ icon=”mk-moon-user” icon_color=”#b00f14″ title=”Total de vagas disponíveis” title_size=”15″ title_weight=”normal” title_bottom_padding=”5″ align=”left” el_class=”box-vagas”][/mk_icon_box2][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]

Informações
Duração: 6 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Projeto Pedagógico do Curso – PPC: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade:
Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Conceito de Curso (CC):

[/mk_table][mk_contact_info title=”Coordenação do Curso” phone=”(88) 99961.5039″ email=”medicina.itapipoca@uninta.edu.br” person=”Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior”][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” link=”url:https%3A%2F%2Fvestibular.uninta.edu.br%2F||” el_class=”botao-vermelho”][vc_video title=”Conheça o UNINTA” link=”https://www.youtube.com/watch?v=cmlAau84nis”][/vc_column][/vc_row][vc_row fullwidth=”true” fullwidth_content=”false”][vc_column][vc_column_text el_class=”titulo-light_vermelho”]

Acontece na Medicina

[/vc_column_text][mk_padding_divider][mk_blog style=”magazine” magazine_strcutre=”2″ grid_image_height=”370″ count=”4″ cat=”180″ disable_comments_share=”false” pagination=”false”][mk_padding_divider size=”30″][vc_btn title=”MAIS NOTÍCIAS” size=”sm” align=”center” el_class=”botao-vermelho” link=”url:https%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fsite%2Fcategoria%2Fmedicina-2%2F||”][mk_padding_divider size=”50″][/vc_column][/vc_row]

Fechar
modal