INSTALAÇÕES E INFORMATIZAÇÃO

A Biblioteca está disposta em um espaço de 220m², confortável, climatizado, com sinalização padrão e em Braile, com mobiliário projetado, moderno e ergonômico, com acesso a Pessoas com Necessidades Especiais, limpeza, conservação e comodidade, dimensionamento apropriado, iluminação natural e ventilação, iluminação artificial em conformidade com as normas técnicas da ABNT em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc.) e acústica apropriada em limites de ruído e reverberação.

Tem como finalidade servir ao corpo docente, discente e corpo técnico- administrativo, facultando-lhes empréstimo domiciliar e consulta local do seu acervo, através do sistema automatizado TOTVS.

a)   Espaço físico da Biblioteca

O ambiente da Biblioteca possui espaço administrativo para atividades da gestão, processamento técnico, guichês para atendimento/empréstimos/devoluções/reserva, área do acervo com 60 estantes e capacidade para até 15.000 exemplares, ambiente de estudo individual e em grupo, 04 (quatro) salas para estudo em grupo por reserva, espaço para pesquisa informatizada e consulta de acervo com 05 (cinco) computadores com acesso ao sistema acadêmico TOTVS e à internet e rede de internet Wireless com acesso livre, dentre outros espaços.

Espaço Físico da Biblioteca

Espaço administrativo/Processamento técnico.

Armários guarda-volumes com chaves.

Guichês para atendimento aos usuários (empréstimos, devoluções e renovações).

Referência.

Acervo geral.

Periódicos

Trabalhos Acadêmicos.

Espaço de Pesquisa computadores para consulta com acesso à internet.

05 cabines para uso de computador pessoal.

 

 

04 Salas para estudo em grupo com capacidade para 08 usuários cada.

05 cabines de estudo individual.

01 computador com acessibilidade, Software Dosvox, teclado em Braile, para consulta do acervo.

b)   Horário de funcionamento

Dias/Horários

De Segunda a Quinta-feira, 07h15min as 22h00min

Sexta feira, 07h15min às 17h 30min.

 

c)   Serviços oferecidos

Serviços oferecidos

Visitas Orientadas

Reservas     de   livros,   periódicos    e multimídias

Empréstimos

Devoluções

Reservas de salas

Orientação quanto ao uso do acervo

Treinamento de usuários

Treinamento de uso das bases de dados

Orientação      de     normalização     de

trabalhos acadêmicos segundo as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e

Vancouver

 

 

Intercâmbio de Publicações

Elaboração de Fichas Catalográficas

Relatórios de acervo

Serviços de Comutação Bibliográfica

Boletins Informativos

Campanhas Educativas

Levantamento Bibliográfico

Elaboração de manuais

Cursos diversos

Acesso à Internet

Pedidos de aquisição de ISBN e ISSN

 

d)   Informatização

A  catalogação e a classificação serão totalmente informatizadas, possibilitando a busca de informações sobre o acervo, por autor, título e assunto.

Para melhor tratativa e recuperação das informações do acervo, a biblioteca contará com equipe capacitada e com o sistema (software) TOTVS, para cadastro do acervo. O acesso à consulta ao acervo será viabilizado em terminais exclusivos dentro da biblioteca e através do site da instituição, no espaço exclusivo para a biblioteca, na aba acervo online. Pela internet os usuários poderão consultar o acervo e fazer reservas através de seu número de matrícula, bem como ter acesso à biblioteca virtual com vasto acervo e possibilidade de leitura integral das obras.

 

 

ACERVO

A Biblioteca objetiva manter acervo impresso e digital especializado que atenda às necessidades do curso de Medicina, adquirindo obras dos mais conceituados teóricos, bem como acesso aos periódicos atualizados da área. Esses termos seguem a missão da instituição de criar condições de aprendizado, possibilitando o desenvolvimento intelectual de cada membro da comunidade acadêmica.

A Bibliografia Básica e Complementar dos módulos do curso foi inicialmente definida pelos professores vinculados ao PPC durante o planejamento de ensino dos mesmos, com base nos objetivos de aprendizagem e nos conteúdos trabalhados.

Uma vez definida, a bibliografia básica e complementar foi analisada e aprovada pelo NDE e colegiado do curso de Medicina, a ser encaminhada à Biblioteca para aquisição, catalogação e tombamento.

Os critérios para aquisição do acervo impresso ou digital da bibliografia básica e complementar para cada módulo levam em consideração:

a) Bibliografia básica

  • Mínimo de 03 (três) títulos por unidade curricular
  • Média de 01 (um) exemplar para cada 5 (cinco) estudantes

b) Bibliografia complementar

  • Mínimo de 03 (três) títulos por unidade curricular
  • Média de 02 (dois) exemplares para cada título ou com acesso virtual

Com o andamento do curso, os resultados da avaliação interna dos processos didáticos, analisados pelo NDE, deverão ensejar discussões envolvendo a coordenação do curso e os coordenadores de Módulos, por ocasião do replanejamento, que resultarão no aprimoramento da bibliografia básica e complementar. As novas demandas de títulos daí advindas deverão ser encaminhadas à biblioteca para aquisição, catalogação e tombamento.

Todo o acervo impresso estará tombado junto ao patrimônio da instituição. A biblioteca adotará o método de classificação CDD (Classificação Decimalde Dewey), que possibilita a organização do acervo por área de conhecimento. A catalogação será baseada no Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2),podendo outros códigos e normas ser adotados, quando forem convenientes à melhoria e aperfeiçoamento dos serviços técnicos e tabela de Prado, Heloísa de Almeida – PHA será utilizada para classificar o autor.

Além do acervo impresso, a biblioteca disponibilizará a todos os estudantes o acesso ao acervo virtual da Minha Biblioteca®, contendo obras pertinentes ao curso de Medicina, como também a outras áreas.

O acervo será integrado por livros, periódicos, bases de dados, Up To Date®, entre outros, contendo títulos clássicos e obras de referência. O acervo atenderá adequadamente ao tripé ensino, pesquisa e extensão, em livros, com acesso a periódicos atualizados da área Médica com assinaturas correntes, impressas e online, base dedados e recursos de multimídia, bem como os devidos equipamentos para a sua utilização. Além do acervo específico do curso de Medicina, a biblioteca possuirá à disposição livros de referência, acervo abrangente das outras áreas de conhecimento e biblioteca digital, que serão utilizados nos computadores postos à disposição dos estudantes e que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e humanística da comunidade acadêmica.

A política de aquisição, expansão e atualização do acervo considerará, principalmente, o PPC do curso de Medicina e a demanda dos docentes, e estará garantida por dotação orçamentária da mantenedora para esta finalidade.