Sobre o Curso

As demandas atuais da sociedade, impostas pelos avanços tecnológicos, estudos e pesquisas, sobretudopela evolução do conhecimento, requerem formações dentro de campos específicos do saber que contemplem a dimensão técnico e científica para o mundo do trabalho, bem como uma formação cidadã pautada nos valores humanos que favoreçam uma melhor qualidade de vida à sociedade.

A Fonoaudiologia busca fundamentalmente compreender o homem como sujeito comunicante. Nesta perspectiva, o Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz (Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981).

Como forma de primar pela qualidade da formação dos acadêmicos, o Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta – UNINTA traz como missão proporcionar uma formação fundamentada na ética, promoção de saúde, prevenção de alterações da comunicação humana, avaliação, diagnóstico fonoaudiológico, reabilitação em diversas áreas como: voz,linguagem oral e escrita, audição, motricidade oral, disfagia, saúde coletiva, fonoaudiologia educacional. O curso habilita profissionais fonoaudiólogos para atuar no sistema de saúde e educacional vigente no país, na perspectiva da integralidade da assistência

O Curso está organizado de acordo com a legislação da área e já atende as atualizações das novas DCNs 19/02/2002 que preconizam em linha geral uma formação de fonoaudiólogos para o SUS.

Objetivos

Formar alunos com uma visão crítica, reflexiva, humanista, ética, para exercer suas atividades profissionais no contexto clinico, educacional, científico nos espaços públicos e privados.

Áreas de Atuação

  • Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família
  • Ambulatórios de Empresas
  • Hospitais e maternidades
  • Consultórios e clínicas particulares
  • Atendimento Domiciliar
  • Asilos e Casas de Saúde
  • Creches e Berçários
  • Escolas Regulares e Especiais
  • Instituições de Ensino Superior
  • Empresas e Indústrias
  • Meios de Comunicação (Rádio e Televisão)

Compentências e Habilidades gerais

O profissional deve estar apto:

  • analisar as demandas da sociedade onde está inserido de forma crítica, buscando as melhores formas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Oportunizar um ambiente de confiança tornando a comunicação clara e eficiente agindo de forma ética em sua prática profissional;
  • Assumir o compromisso de estar sempre buscando aprimorar sua formação buscando conhecimento educacional tanto nacional como internacional;
  • Estar apto a assumir posição de liderança, tomar decisões e participar do trabalho em equipe multiprofissional, sempre tendo em vista o uso apropriado de equipamentos, de procedimentos, de práticas e do bem estar das pessoas.

Competências e Habilidades Específicas

  • Compreender o desenvolvimento humano em todas as fases da vida incluindo os fatores emocionais, cognitivos, sociais;
  • Considerar o processo saúde e doença refletindo sobre a identidade, cultura, e fatores sócio-econômicos;
  • Entender as habilidades específicas do campo fonoaudiológico e sua relação com outros campos profissionais;
  • Conhecer os processos encontrados na comunicação humana e as possíveis alterações que podem ocorrer em diferentes fases da vida;
  • Reconhecer a relevância social da fonoaudiologia na promoção, prevenção estando apto para atuar nas demandas da população;
  • Realizar avaliações, terapias que envolvem a comunicação utilizando recursos tecnológicos como também parcerias com outras profissões;
  • Planejar as condutas necessárias para reabilitação e tratamento para solucionar as alterações relacionadas as áreas da fonoaudiologia;
  • Desenvolver atividades e projetos científicos com objetivo de aprimorar os conhecimentos no campo fonoaudiológico;
  • Atuar conforme preceitos éticos baseando no código de ética profissional.

Perfil do Egresso

O aluno do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta – UNINTA ao ingressar, deverá engajar-se no processo de ensino e aprendizagem buscando aprimorar sua prática profissional com a formação científica e aperfeiçoar suas habilidades no campo fonoaudiológico.Seu processo de formação, deve buscar constantemente a associação entre teoria e prática vivenciando de forma multidisciplinar e transdisciplinar o ensino a pesquisa e a extensão. O profissional da saúde apresentará um perfil generalista, humanista, ético, proativo tendo sua formação com o campo clínico- terapêutico fonoaudiológico buscando sempre ter um olhar para seu papel social e para renovação constante de conhecimentos científicos para prática de sua formação como fonoaudiólogo.

Por que escolher a Fonoaudiologia?

Porque é uma profissão que apresenta constante crescimento tanto a nível nacional como internacional, apresentando perspectiva de crescimento de 34% nas oportunidades de posto de trabalho isso se deve ao grande número de pessoas idosas que buscam uma melhoria da qualidade de vida como um envelhecimento mais saudável, ea crianças com necessidades de acompanhamento devidoas doenças já existentes e as novas, como a Zika, precisando da terapia fonoaudiológica para desenvolver a sua comunicação e alimentação.

O avanço das políticas públicas com a criação das residências multiprofissionais, núcleo de apoio a saúde da família, centro de reabilitações necessitam de profissionais fonoaudiólogos nas equipes de saúde.

Setores na área de Saúde e Educação necessitam dos atendimentos desses profissionais devido as alterações da comunicação humana e exigência de realização de exames audiometricos para trabalhadores de empresas que apresentam ruídos. Além disso, indica aparelhos auditivo e faz a reabilitação de pessoas com surdez.

Uma área da fonoaudiologia que apresenta excelente mercado de trabalho é a Fonoaudiologia Hospitalar principalmente nos setores com pacientes internados com complicações neurológicas pois é percebido um constante aumento nos quadros de disfagias sendo o profissional fonoaudiólogo o mais habilitado para tratar esses casos.

Também, atua com estética, amamentação, orientação educacional e motricidade oral. Outras áreas que necessitam do acompanhamento fonoaudiológico são os jornalistas, cantores, locutores, palestrantes, professores para aperfeiçoar, tratar, e cuidar da qualidade vocal, pois os mesmos tem a voz como principal instrumento de trabalho.

Se você cursar essa graduação, fique ciente que sairá habilitado para atuar desde hospitais até teatros pois terá expertise para exercer sua profissão em vários cenários da sociedade.

Precisamos lembrar que, a sociedade em que vivemos cada dia mais exige uma boa comunicação, seja ela por domínio da fala, da escrita ou corporal, pois quem sabe se comunicar está sempre à frente, diferencia-se da maioria. Assim, a fonoaudiologia destaca-se como uma profissão do futuro, pois é detentora desse saber e tem habilidade de levar os seus conhecimentos para população promovendo melhor qualidade de vida.

Informações
Duração: 4 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Matriz curricular: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

Coordenação do Curso