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Farmácia

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SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem como missão habilitar profissionais farmacêuticos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades farmacêuticasconsiderando cuidado em saúde, inovação e tecnologia na saúde e gestão em saúde. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) segue a concepção de referência nacional e internacional considerando as habilidades, competências e atitudes a serem desenvolvidas durante a formação acadêmica e alicerçadas com uma matriz curricular constituída por disciplinas nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, bem como Ciências Farmacêuticas que de forma integrada e interdisciplinar buscam promover a aprendizagem do todo processo de saúde-doença do indivíduo, família e comunidade como preconizamas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, assim como a curricularização da extensão.

OBJETIVO

Assegurar ao egresso/profissional em Farmácia uma formação acadêmica generalista, reflexiva, humanista e críticapara atuar emdiferentes níveis de complexidade do Sistema único de Saúde (SUS), assim como na produção e controle de qualidade dos medicamentos e alimentos, análises clínicas e toxicológicas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população sempre pautada nos princípios éticose científicos considerando a realidadelocal no contexto social, cultural, econômica e política.

O PROFISSIONAL

O profissional farmacêutico é responsável por todas as nuances relacionadas ao medicamento desde sua descoberta até ao acompanhamento de seu uso, ou seja, na pós-comercialização como intuito de promover seu uso racional.

Este profissional vem se destacando na sua prática clínica quanto a Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, prescrição farmacêutica e atendimentos ambulatoriais (administração de injetáveis, glicemia capilar, aferição de PA, vacinas, teste para COVID-19 e etc.), tanto no setor público quanto privado. Esta prática clinica foi vista no cenário da Pandemia onde este profissional estava no front nas Farmácias Comunitárias e Laboratórios de Análises Clínicas com a realização de dispensação e testes para COVID-19, assim como exames laboratoriais.

A relevância deste profissional é ressaltada quando verificamos o alto consumo de medicamento no Brasil trazendo-o para o 10ª posição no ranking mundial e com perspectiva de assumir a 6ªposição em 2024. Neste cenário surge situação que favorece ao uso indevido dos medicamentos que é a automedicação e sendo imprescindível a atuação deste profissional no processo de dispensação e prescrição farmacêutica dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPS).

ÁREA DE ATUAÇÃO

De acordo com a  Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013 o farmacêutico possui 10 linhas de atuação que atendem a 135 especialidades profissionais. As linhas de atuação são:
1. Alimentos.
2. Análises clínicas e toxicológicas.
3. Educação.
4. Farmácia;
5. Farmácia Hospitalar e Clínica.
6. Farmácia Industrial.
7. Gestão.
8. Práticas Integrativas e Complementares.
9. Saúde Pública.
10. Toxicologia.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

As competências e habilidades a serem desenvolvidas na formação do profissional farmacêutico são estruturadas nos seguintes eixos:

Cuidado em Saúde:

I – acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades, realização da anamnese farmacêutica e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo;

II – avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo;

III – solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, verificação e avaliação de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e farmacocinéticos, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos;

IV – investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas;

V – identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente;

VI – planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais;

VII – elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador, e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento da sua evolução;

VIII – prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas e de outras intervenções, relativas ao cuidado em saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;

IX – dispensação de medicamentos, considerando o acesso e o seu uso seguro e racional;

X – rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos;

XI – esclarecimento ao indivíduo, e, quando necessário, ao seu cuidador, sobre a condição de saúde, tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado;

XII – busca, seleção, organização, interpretação e divulgação de informações, que orientem a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde;

XIII – promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas;

XIV – realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico;

XV – prescrição, orientação, aplicação e acompanhamento, visando ao uso adequado de cosméticos e outros produtos para a saúde, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional;

XVI – orientação sobre o uso seguro e racional de alimentos, relacionados à saúde, incluindo os parenterais e enterais, bem como os suplementos alimentares e de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada;

XVII – prescrição, aplicação e acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas públicas de saúde e a legislação vigente.

Tecnologia e Inovação em Saúde:

I – pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de:

a) fármacos, medicamentos e insumos;

b) biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos;

c) reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico;

d) alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos;

e) cosméticos, saneantes e domissanitários;

f) outros produtos relacionados à saúde.

II – pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área da saúde, envolvendo:

a) tecnologias relacionadas a processos, práticas e serviços de saúde;

b) sustentabilidade do meio ambiente e a minimização de riscos;

c) avaliação da infraestrutura necessária à adequação de instalações e equipamentos;

d) avaliação e implantação de procedimentos adequados de embalagem e de rotulagem;

e) administração da logística de armazenamento e de transporte;

f) incorporação de tecnologia de informação, orientação e compartilhamento de conhecimentos com a equipe de trabalho.

Gestão em Saúde:

I – identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde, o que envolve:

a) conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias;

b) conhecer e compreender a organização dos serviços e sistema de saúde;

c) conhecer e compreender a gestão da informação;

d) participar das instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde.

II – elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, o que envolve:

a) conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde;

b) conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem à qualidade e à segurança dos serviços prestados;

c) propor ações baseadas em evidências científicas, fundamentadas em realidades socioculturais, econômicas e políticas;

d) estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho;

e) conhecer e compreender as bases da administração e da gestão das empresas farmacêuticas.

III – promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve:

a) conhecer a legislação que rege as relações com os trabalhadores e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço;

b) desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde;

c) selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos, processos e planos de ação.

PERFIL DO EGRESSO

O profissional farmacêutico egresso do Centro Universitário Inta (UNINTA) terá distanciamento de práticas educativas tradicionais durante sua formação acadêmica e sim, em pressupostos que assegurem ao profissional uma postura acadêmica comprometida com a realidade social em que está inserido.

O egresso farmacêutico do Centro Universitário Inta (UNINTA), com formação generalista, poderá exercer suas atividades dentro dos princípios da Ética e da Ciência, considerando a integralidade da atenção à saúde, pois, segundo as DCNs do Curso de Farmácia, a atuação do farmacêutico não envolve somente um ato técnico, mas sim, ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo.

O Centro Universitário Inta (UNINTA) tem como principal meta promover o desenvolvimento local sendo fiel à sua missão de “atender à sociedade, e priorizar uma formação que tenha na qualidade o seu diferencial”. O egresso de Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA) finalizará sua graduação com domínio na língua inglesa que permitira sua inserção no mercado de trabalho de forma mais abrangente.

MERCADO DE TRABALHO

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia existem mais de 234.301 mil profissionais em atuação no Brasil e que mais de 80% dos novos profissionais têm na farmácia comunitária seu primeiro emprego. Isso se deve em boa parte pela oferta de estabelecimentos existentes no País. São cerca de 87 mil farmácias e drogarias espalhadas pelo território nacional, incluindo as de manipulação. E as redes de farmácias respondem por 56% das contratações, seguidas pela administração pública em geral, com 15,1% do total.

Existem diversas possibilidades de carreira que o farmacêutico pode seguir, as oportunidades vão desde as indústrias de medicamentos, de cosméticos e de alimentos; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; hospitais privados e públicos; clínicas de reprodução humana; banco de órgãos; vigilância sanitária; nutrição; os setores de biologia molecular e controle da qualidade e tratamento de água; até a radioterapia.

Hoje existem entre 70 e 135 especialidades que favorecem contratação de farmacêutico. Desde análises clínicas, especificação de medicamentos, cosmética, acupuntura, perícia criminal e área ambiental.

Logo, constata-se que o mercado de trabalho para os farmacêuticos está em expansão, pois a profissão farmacêutica se beneficia das perspectivas de inovação e das necessidades humanas em suas diversas áreas, pois é área que vive de inovação. E o cenário da revolução tecnológica em que vivemos apresenta as condições ideais para combinação de conhecimentos científicos com tecnologias.

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Sobre o curso

O Curso de Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA), reconhecido através da Portaria MEC de no. 112, de 14 de fevereiro de 2014, tem como missão habilitar profissionais farmacêuticos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades em todo o âmbito profissional, referente às principais áreas de atuação deste egresso, cuja matriz curricular possui disciplinas nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e da Saúde, bem como Ciências Farmacêuticas, na proporção adequada para uma formação generalista de qualidade.

 

Objetivos

Assegurar ao egresso/profissional em Farmácia uma formação generalista, humanista e crítica, capacitando-o para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, no exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão da realidade social, cultural, econômica e política.

 

Áreas de atuação

 

O Profissional

Como um Curso de Ensino Farmacêutico, buscamos nos distanciar de práticas educativas tradicionais e nos fundamentar em pressupostos que assegurem ao futuro profissional uma postura acadêmica comprometida com a realidade social em que está inserido. O egresso farmacêutico do Centro Universitário Inta (UNINTA), com formação generalista, poderá exercer suas atividades dentro dos princípios da Ética, considerando que a atenção à saúde, segundo as DCNs do Curso de Farmácia, não envolve somente um ato técnico, mas sim, ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo. Instalada no Noroeste do Ceará (cerca de 27% da população do Estado), o UNINTA tem como principal meta promover o desenvolvimento desta macrorregião e fiel à sua missão de “atender à sociedade, e priorizar uma formação que tenha na qualidade o seu diferencial”, vem abrindo espaços para a construção de diferentes saberes, oferecendo oportunidades a todas as camadas da população de sua abrangência. O Curso atua como ciência geradora de transformação social, por meio de Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios, Projetos de Pesquisa e Extensão que visem contribuir para a melhoria das condições da saúde, pois a construção deste projeto pedagógico insere os marcos conceituais de saúde, cuidado humano, cliente/paciente/usuário e perfil epidemiológico, fundamentais na ação do UNINTA na comunidade, oferecendo-a mais um profissional competente para atender à demanda social e promover a qualidade de vida da população, a saber, o farmacêutico.

 

Habilidades e Competências

Competências e Habilidades Gerais

A formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e de leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

b) Competências e Habilidades Específicas:

I – respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

II – atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

III – atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

IV – reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

V – exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

VI – conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

VII – desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva;

VIII – atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;

IX – atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

X – atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;

XI – realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

XII – realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

XIII – avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;

XIV- avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;

XV – exercer a Farmacoepidemiologia;

XVI – exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral;

XVII – atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

XVIII – atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;

XIX – interpretar e avaliar prescrições;

XX – atuar na dispensação de medicamentos e correlatos;

XXI – participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

XXII – formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

XXIII – atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;

XXIV – desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

XXV – realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;

XXVI – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

XXVII – realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

XXVIII – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

XXIX – exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

XXX – gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

XXXI – atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos.

A formação do Farmacêutico deve contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Perfil do Egresso

De acordo com a Resolução nº 02/02 da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), o curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Considerando as bases conceituais que norteiam a concepção desta Instituição, quanto às aptidões do egresso, espera-se que o mesmo tenha plenas condições de assumir o papel de agente transformador, eficaz e eficiente, no uso e divulgação dos seus conhecimentos, criando solução para os mais diferentes desafios. O egresso do Curso de Graduação em Farmácia deve ter também plenas condições de gerar novos conhecimentos, através da pesquisa e da experimentação, podendo assim, contribuir decisivamente para o desenvolvimento e ensino.

O perfil do egresso do Curso de Graduação em Farmácia é, portanto, construído a partir de um processo dinâmico que busca conciliar os fundamentos teóricos, os exercícios práticos de laboratório, a pesquisa e integração com a Pós-Graduação e a Formação Profissional Complementar. Esta, oferecida através de Programas de Iniciação Científica e Estágios Supervisionados, desenvolvidos com empresas, hospitais, clínicas, postos de saúde, prefeituras em regime de parceria/convênios.

 

O Mercado

Levando-se em consideração a atual situação de crise no Brasil, o mercado farmacêutico é um dos segmentos que possui ambiciosa perspectiva de crescimento para os próximos cinco anos. Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) espera-se atingir o dobro do faturamento do ano passado (45 bilhões) até 2017. Este informação é confirmada pela estimativa da consultoria IMS Health, reforçando que o mercado farmacêutico brasileiro de medicamentos deve movimentar, no varejo, cerca de  R$ 87 bilhões em cinco anos. A empresa se baseou no aumento da renda dos consumidores, ampliação do acesso a planos privados de saúde e o envelhecimento da população. Em 2011, o segmento teve crescimento de 19% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 38 bilhões em vendas. De acordo com a consultoria, o impacto do programa Farmácia Popular, a perda de patentes de medicamentos de referência, o aumento do poder de negociação de preços dos grandes compradores farmacêuticos, medicamentos biológicos, a crescente importância dos países emergentes no cenário global, entre outras questões, impulsionarão o mercado farmacêutico brasileiro nos próximos anos.

Portanto, mesmo diante deste cenário político atual, a demanda de profissionais qualificados no âmbito da gestão e responsabilidade técnica, dentre outras áreas de atuação interligadas ao crescimento do mercado farmacêutico, tais como, produção, controle, armazenamento, dispensação e atenção farmacêutica, assistência farmacêutica, farmácia clínica, possui perspectiva constante de crescimento, aumentando a busca pelo profissional farmacêutico.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”VAGAS PARA MONITORIAS” tab_id=”1607426567782-2-7″][vc_row_inner is_fullwidth_content=”false” el_id=”monitorias”][vc_column_inner][vc_raw_js]JTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwalF1ZXJ5JTI4ZG9jdW1lbnQlMjkucmVhZHklMjhmdW5jdGlvbiUyOCUyOSU3QiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGNvZGN1cnNvJTIwJTNEJTIwJTI3RkFSTUFDSUElMjclM0IlMEElMjAlMjAlMjAlMjAlMjAlMjAlMjAlMjBtb3N0cmFNb25pdG9yaWFzJTIwJTNEJTIwdHJ1ZSUzQiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCU3RCUyOSUzQiUwQSUzQyUyRnNjcmlwdCUzRQ==[/vc_raw_js][mk_icon_box2 icon_size=”48″ icon=”mk-moon-user” icon_color=”#b00f14″ title=”Total de vagas disponíveis” title_size=”15″ title_weight=”normal” align=”left” el_class=”box-vagas”][/mk_icon_box2][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_tab][/vc_tabs][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]

Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Matriz curricular: Download
Ementário das disciplinas: Download
Manual de estágio: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade: 3
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3
Conceito de Curso (CC): 4
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

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Acontece na Farmácia

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