Engenharia de Produção

SOBRE A CARREIRA


CONHEÇA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O engenheiro de produção é um profissional que trabalha com foco no ganho de produtividade e rentabilidade para as organizações. Esta característica tem despertado o interesse de empresários que visam crescimento de seus indicadores financeiros por meio de melhorias operacionais e de produtividade.

Conhecido como engenheiro de negócios, este profissional alia o conhecimento técnico ao entendimento do ser humano e suas relações de trabalho, oferecendo um leque de opções de atuação extremamente extenso, principalmente quando comparado às outras Engenharias.

A carreira na Engenharia de Produção se destina a pessoas com perfil empreendedor, capazes de executar funções técnicas específicas da engenharia, como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, além de possuir habilidade de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas.

ONDE ATUA O ENGENHEIRO

A carreira dos Engenheiros de Produção está em constante ascensão, pois este é um profissional multifacetado com diversas habilidades de gestão e negociação. Além de atuar em grandes indústrias como petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas, o engenheiro de produção é bastante requisitado em empresas do ramo de prestação de serviços como bancos, empresas de telecomunicação e transportes.
A área de atuação profissional do engenheiro de produção é bastante ampla, destacando-se a engenharia do produto, projeto da fábrica, processos produtivos, engenharia de métodos e processos, planejamento e controle da produção, custos da produção, gestão da qualidade, organização e planejamento da manutenção, engenharia de confiabilidade, ergonomia, higiene e segurança do trabalho, logística e distribuição, e pesquisa operacional.

ESTUDE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO UNINTA

Reconhecido com conceito máximo pelo MEC, a Engenharia de Produção UNINTA trabalha com a integração teoria e prática, a partir da infraestrutura de laboratórios didáticos disponibilizada pela IES, além dos diversos convênios com empresas da região, a fim de proporcionar aos alunos vivência profissional na área. Apresenta, ainda, diversos programas educacionais, destacando-se o apoio psicopedagógico, programa de nivelamento, projetos interdisciplinares, programas de apoio extraclasse, Empresa Júnior, monitoria, parcerias institucionais para estágios, projetos de extensão, projetos de pesquisa e visitas técnicas.

GRADUAÇÃO E ALÉM

Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.

A alta empregabilidade para profissionais formados em engenharia de produção está relacionada ao fato de que este profissional é visado em todos os tipos de empresa e organizações, tendo sua atuação voltada à otimização de processos, objetivando o aumento de rentabilidade para as empresas. No campo profissional, destacam-se as indústrias dos mais diversos segmentos, área comercial, setor de prestação de serviços, setor público e até hospitais como demandantes de seus serviços.

SOBRE O CURSO

Sobre o Curso

O Centro Universitário Inta (UNINTA) oferta o curso de Bacharelado em Engenharia de Produção com “formação plena”, autorizado pelo MEC pela Portaria/MEC nº 721, de 27 de novembro de 2014. A proposta do curso é a formação de um profissional competente e comprometido com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, com sólida base técnico-científica, capacitado a absorver e desenvolver tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A carga horária total do Curso de Bacharelado em Engenharia da Produção do Centro Universitário Inta (UNINTA) é de 4.455 horas, distribuídas em 10 semestres, com carga horária nas disciplinas teórico-práticas de 3.825 horas, Estágio Supervisionado de 240 horas, Trabalho de Conclusão de Curso de 180 horas e Atividades Complementares de 210 horas. Os laboratórios são constituídos de equipamentos didáticos modernos a fim de proporcionar aos acadêmicos conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades em empresas dos mais diversos segmentos (empresas de bens e serviços). Os laboratórios a serem utilizados no decorrer da conclusão do curso de engenharia de produção são: Física experimental, Química experimental, Desenho, Automação e Termodinâmica, Mecânica dos fluidos, Eletrotécnica e Processos de Fabricação. Algumas aulas práticas são realizadas nos laboratórios de informática instalados com softwares computacionais visando o conhecimento e domínio da simulação e otimização de processos da área industrial.

O curso de Engenharia de produção do Centro Universitário Inta (UNINTA) dispõe de parcerias educacionais e convênios de estágio com grandes empresas da região. Por meio da parceria Instituição de Ensino – Indústria os acadêmicos do Centro Universitário Inta (UNINTA) terão oportunidade de realizarem aulas práticas dentro do meio industrial o que influenciará significativamente na compreensão do aluno a respeito das responsabilidades e competências do engenheiro de produção, capacitação e preparo para o mercado de trabalho.

 

O Profissional

O Centro Universitário Inta (UNINTA) visa à formação de profissionais com perfil empreendedor, com capacidade de executar funções técnicas específicas da engenharia como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, além de possuir habilidade de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas. Engenheiro capaz de aumentar a produção industrial, reduzir custos de produção, aperfeiçoar técnicas e processos aplicados nas empresas e trazer melhorias na forma e relação de trabalho dos profissionais em geral. Engenheiro com visão integrada dos processos de produção, capaz de realizar análise de investimentos, organização de fluxos, simulação de processos, atuação em equipes multidisciplinares e com capacidade de reduzir ou propor formas de eliminação resíduos impactantes ao meio ambiente.

 

Áreas de atuação

A área de atuação profissional do engenheiro de produção é bastante ampla. Destaca-se:

  • Engenharia do Produto;
  • Projeto da Fábrica;
  • Processos Produtivos;
  • Engenharia de Métodos e Processos;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Custos da Produção;
  • Qualidade;
  • Organização e Planejamento da Manutenção;
  • Engenharia de Confiabilidade;
  • Ergonomia;
  • Higiene e Segurança do Trabalho;
  • Logística e Distribuição;
  • Pesquisa Operacional.

 

O Mercado

O conhecimento de métodos de engenharia capazes de aumentar o rendimento e produtividade nas empresas aliada a formação gerencial torna o engenheiro de produção bastante visado e essencial em estabelecimentos de produção de bens e prestação de serviços. O mercado para o engenheiro de produção é muito amplo. Este profissional pode atuar, por exemplo, em Indústrias de automóveis, em siderúrgicas, em industrias de eletrodomésticos, de equipamentos e de alimentos. Em empresas de prestação de serviços como, por exemplo, empresas de transporte aéreo, marítimo, empresas de telefonia, empresas de construção, hospitais, supermercados, bancos e seguradoras. Em vários órgãos públicos e privados como os Correios, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), PETROBRAS. Pode ainda prestar consultoria em geral em empresas de pequeno, médio e grande porte.

VAGAS PARA MONITORIAS
Informações
Duração: 5 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Matriz curricular: Download
Ementário de disciplinas: Download
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Manual de estágio: Download
Manual de monitoria: Download
Manual de pesquisa: Download
Regulamento de extensão: Download
Regulamento de atividades complementares: Download
Regulamento de laboratório: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade:  –
Conceito Preliminar de Curso (CPC):  –
Conceito de Curso (CC):  5
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

Coordenação do Curso

Secretaria do Curso

Conheça o UNINTA

Acontece na Engenharia de Produção