Educação Física

SOBRE A CARREIRA

CONHEÇA A EDUCAÇÃO FÍSICA

O educador físico atua na promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. É também responsável por acompanhar a educação de indivíduos com problemas de aprendizagem e na inclusão de pessoas com necessidades especiais. O planejamento, a execução de atividades físicas individuais e coletivas, gestão e organização de eventos relacionados ao esporte, lazer, saúde e cultura corporal tornam a profissão diversificada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Com a crescente preocupação da população quanto ao bem-estar e a qualidade de vida, as atividades relacionadas à promoção da saúde têm sido muito requisitadas tanto nas políticas públicas quanto na saúde suplementar, assim, a carreira na área da Educação Física se apresenta de forma promissora.

As oportunidades de trabalho incluem a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), escolas técnicas e profissionalizantes, academias de musculação, dança e ginástica, assessorias e avaliação física, postural e funcional, treinamento esportivo e preparação física de indivíduos ou grupos, recreação e lazer, gestão desportiva e atuação em políticas públicas de esporte e lazer, no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a docência e pesquisa.

ESTUDE EDUCAÇÃO FÍSICA NO UNINTA

O UNINTA oferta as modalidades de licenciatura e bacharelado do curso. O estudante pode escolher uma das opções, de acordo com o que deseja profissionalmente, e se formar em 4 anos ou ainda pode concluir a graduação como licenciado e bacharel, aproveitando as disciplinas, em 5 anos e meio, aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho.

A infraestrutura do curso inclui piscina, quadra poliesportiva, quadra recreativa, e laboratórios específicos. A aprendizagem é diversificada e utiliza metodologias ativas e inovadoras, como as abordagens dialógicas, jogos cooperativos e a mais importante, a crítico-superadora, que permite uma autonomia e criticidade do egresso.

Nos campos de estágio, os acadêmicos podem atuar no Centro de Estética UNINTA, voltado ao atendimento dermato-funcional, no Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI), que atende a comunidade com atividades multidisciplinares de saúde, além convênios com empresas e redes municipais de Sobral e região, que permitem conhecer e diferentes áreas da profissão, contribuindo com uma formação sólida e completa.

Os estudantes, ao longo da graduação, podem adquirir conhecimentos participando de grupos de estudos e projetos que atendem a comunidade nos mais diversos serviços de saúde, incluindo pilates, acupuntura, hidroginástica e futebol.

GRADUAÇÃO E ALÉM

Além disso, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional e diferenciar-se no mercado de trabalho especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.

A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de Educação Física. Os egressos nos últimos anos tem obtido uma excelente recepção pelos postos de trabalho na região norte do Estado do Ceará. Diversos são os campos que hoje contam com profissionais que se graduaram no curso de Educação Física do UNINTA, entre eles destacamos a SEDUC de Sobral e cidades circunvizinhas, academias de musculação e ginástica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, entre outros. Os egressos saem da graduação com um grande potencial de empregabilidade a partir de suas vivências no curso.

SOBRE O CURSO

Sobre o curso de Licenciatura

O curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA) destina-se a formação de profissionais de educação física, tanto para o exercício do ensino quanto para prática do movimento corporal, em instituições de ensino básico, superior ou técnico, núcleos de apoio à saúde da família (NASF), além de espaços alternativos educacionais. O curso visa promover a preservar a saúde individual e coletiva, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, através dos conhecimento adquirido na área. Com uma maior valorização profissional do licenciado em educação física, a empregabilidade de quem atua neste tem aumentado bastante.

 

Sobre o curso de Bacharelado

O Curso de bacharelado em Educação Física das Centro Universitário Inta – UNINTA destina-se à formação de profissionais de Educação Física, qualificando-os para a intervenção profissional na orientação de exercícios físicos, no treinamento e na preparação física para diversas modalidades esportivas, para a gestão relacionada com a área de Educação Física e esportes. O Curso busca promover e preservar a saúde individual e coletiva, propiciando contribuições para a qualidade de vida, por meio dos conhecimentos historicamente acumulados na área.

 

Infra-estrutura do curso

  • 9 salas com ar condicionado e data-show
  • Piscina
  • Quadra poliesportiva
  • Quadra recreativa.
  • Laboratório de Anatomia I e II.
  • Laboratório de Avaliação Física,Nutricional e Fisiologia do Exercício.
  • Laboratório de Práticas Corporais(Sala de Ginástica)
  • Laboratório de Bioquímica
  • Laboratório de Primeiros Socorros

 

Áreas de Atuação do Licenciado

  • Escolas de educação física básica;
  • Escolas profissionalizantes;
  • Escolas técnicas;
  • Instituições de Ensino Superior – IES;
  • Institutos Federais de Educação;
  • Núcleos de apoio à saúde da família (NASF); e
  • APAES.

 

Áreas de Atuação do Bacharelado

  • Academias (musculação e ginástica);
  • Avaliação física, postural e funcional;
  • Treinamento esportivo;
  • Preparação física;
  • Recreação;
  • Gestão desportiva;
  • Programas de esporte e lazer;
  • Docência (atuação como professor universitário)
  • Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)

 

O Profissional

O Curso de Educação Física tem por objetivo a formação de profissionais da área de Educação Física para atuar na Educação Básica e em espaços alternativos educacionais, inerente ao exercício da docência e à prática do movimento corporal, para atender às demandas da sociedade, com percepção crítica da realidade social e educacional e suas transformações, desenvolvendo atividades técnicas fundamentadas em princípios científicos e éticos; promovendo, preservando a saúde individual e coletiva, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, através dos conhecimentos próprios da área de Educação Física, atendendo assim às demandas emergentes, abrangendo conteúdos e atividades específicas que constituem um referencial à formação do professor,  considerando o perfil profissional. Além da formação básica de professor, busca-se a formação profissional que especifica a área de Educação Física, incluindo competências e habilidades próprias que credenciem o acadêmico a atuar na educação de indivíduos com problemas de aprendizagem e na inclusão de portadores de necessidades especiais.

VAGAS PARA MONITORIAS
Informações
Duração: 4 anos
Tipo de curso: Licenciatura/Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Matriz curricular: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade: 3
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
Conceito de Curso (CC): 4
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

Coordenação do Curso

Conheça o UNINTA

Acontece na Educação Física