CONHEÇA O CURSO DE HISTÓRIA
Ser professor de história é mais do que transmitir datas e eventos. É uma
carreira que combina paixão pelo conhecimento, vocação para a educação e
compromisso com a formação de cidadãos críticos e conscientes. O Historiador
tem como dever ensinar a analisar diferentes perspectivas, questionar dogmas
e construir argumentos sólidos, formando cidadãos autônomos e preparados
para os desafios do mundo contemporâneo. Além de, estimular a reflexão
sobre valores éticos, sociais e políticos, promovendo a tolerância, o respeito à
diversidade e o compromisso com a justiça social.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O licenciado em História poderá atuar na rede pública ou privada, inspirando e
orientando alunos em diferentes faixas etárias. Podendo atuar no ensino
fundamental e médio, cursinhos Pré-Vestibulares, preparando jovens para os
desafios do vestibular e do Enem, compartilhando conhecimentos e estratégias
de sucesso. Como também, em Universidades, lecionando em cursos de
graduação e pós-graduação, aprofundando pesquisas e formando novos
profissionais da área.
O Historiador também tem como oportunidade no mercado de trabalho a
atuação em Museus e Instituições Culturais, desenvolvendo programas
educativos, curadorias e projetos de extensão, conectando o público à história
de forma dinâmica e interativa. E atualmente é crescente a atuação em
produção de Conteúdo, ao escrever livros, artigos, roteiros para
documentários.
ESTUDE HISTÓRIA NO UNINTA
O curso de Licenciatura em História do UNINTA proporciona aos estudantes
uma formação completa, dispondo de uma infraestrutura com salas de aula
climatizadas, recursos tecnológicos de ponta, além de laboratórios de
informática. Desde os primeiros semestres, os estudantes são inseridos em
eventos acadêmicos de pesquisa e extensão, aliando teoria e prática ao
processo de ensino e aprendizagem. O curso está alinhado as DCNs da
formação de professores, além de valorizar a diversidade respeitando o que
preconiza as leis 10.639/03 e 11.645/08 sobre a história da África, cultura afro-
brasileira e história indígena. Sob a sob a supervisão de professores mestres e
doutores, experientes na área de pesquisa e docência os estudantes tem a sua
disposição uma formação de qualidade para o exercício da docência.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
• Formar profissionais licenciados em história qualificados para o exercício
do magistério na educação básica, a partir de diferentes concepções
metodológicas que respeitem princípios éticos, legais e permitam a
compreensão do seu papel de educadores- pesquisadores e de sujeitos
críticos-reflexivos na realidade sociocultural e econômica.
Objetivos específicos
O aluno egresso do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário
Inta – Uninta deverá estar apto a:
• Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a
construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-
históricas;
• Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos
históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
• Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas
históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
• Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do
conhecimento;
• Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não
só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em
órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e
projetos de gestão do patrimônio cultural.
• Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino –
aprendizagem no ensino fundamental e médio;
• domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a
transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.
• Estimular a reflexão teórico-metodológica necessária para a efetivação
da pesquisa enquanto instrumento social;
• Capacitar o profissional de história a elaborar e desenvolver projetos nas
diversas áreas do conhecimento histórico;
• Adequar as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão às
peculiaridades da realidade do espaço onde estão inseridos.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil profissional do egresso do Curso de Licenciatura em História do Centro
Universitário Inta – Uninta, foi construído com base na legislação atual para
licenciados e na Resolução CNE/CP Nº 2, DE 20 de dezembro de 2019 –
Conhecida como BNC-Formação Docente – e para as questões gerais do perfil
do/a licenciado/a. Apoiado nas recomendações e orientações da legislação
educacional brasileira, o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em História
do Centro Universitário Inta – Uninta, foi construído a partir da articulação das
demandas legais nacionais com a especificidade local, regional e teórica de
seu corpo docente e discente.
Neste sentido, é fundamental que o/a licenciado/a em história perceba o
espaço da sala de aula como campo central, mas não exclusivo de ação e da
prática do saber histórico. Este profissional tem uma função didática articulada
ao domínio do conhecimento histórico que vai muito além do controle dos
recursos pedagógicos do ensino escolar de história. Requer uma conduta
crítica frente às variadas concepções e funções da história no tempo. Portanto,
o/a licenciado/a em história deve estar preparado para fazer escolhas e
assumir compromissos, sem se desprender do ofício de problematizar o
conhecimento histórico e de considerar as concepções dos seus interlocutores
do conhecimento histórico escolar.
O egresso do Curso de Licenciatura de História do Centro Universitário Inta –
Uninta, deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em
todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do
conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades,
necessidades e interesses das IES, com formação complementar e
interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais
específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os
graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas
nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.
Competências e Habilidades dos Egressos do Curso de
Licenciatura em História
A preocupação constante com a qualidade do Curso de Licenciatura em
História é marca característica do Centro Universitário Inta – Uninta destacando
o incentivo à organização de uma estrutura de ensino crítico que aumente as
fontes de informação sobre as novas tecnologias e metodologias nas áreas
onde o profissional irá atuar.
• Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a
construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-
históricas;
• Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos
históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
• Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas
históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
• Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do
conhecimento;
• Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não
só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em
órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e
projetos de gestão do patrimônio cultural.
• Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino –
aprendizagem no ensino fundamental e médio;
• Conhecer e operacionalizar o conhecimento historiográfico de modo a
transformá-lo em saber histórico escolar para o ensino da história;
• Conhecer e problematizar as interpretações propostas pelas principais
concepções historiográficas e pedagógicas, visando com isso dominar a prática
profissional como professor de história;
• Utilizar metodologicamente as tecnologias da informação para a
construção e compreensão das historicidades trabalhadas em sala de aula;
• Compreender e utilizar da interdisciplinaridade entre a História e áreas
de conhecimento afins, sendo capaz de diferenciá-las e, ao mesmo tempo, de
utiliza-lo em prol do ensino de história;
• Conhecer e utilizar o domínio das ferramentas de ensino e pesquisa em
História e compreensão do papel que deve exercer em relação ao contexto
local, regional, nacional e internacional;
• Desenvolver práticas de Ensino de História que promovam a
democracia, a igualdade social, os direitos humanos, a valorização da
diferença como fundamento para a igualdade social e cultural, a valorização do
meio ambiente e de uma relação sustentável com a
Coordenação do curso
Secretária do curso
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