SOBRE A CARREIRA
CONHEÇA A FISIOTERAPIA
O Curso de Fisioterapia forma profissionais para prevenir, diagnosticar e recuperar indivíduos às necessidades de saúde e funcionalidade, contribuindo com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais.
AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
O fisioterapeuta pode atuar de forma autônoma, ou seja, em seus próprios consultórios, em serviços de fisioterapia domiciliar ou associado em instituições de saúde públicas e particulares como hospitais e clínicas. O mercado de trabalho se torna ainda mais promissor com as oportunidades que surgem com os novos hábitos sociais e estilos de vida.
Esse profissional pode se especializar nas seguintes áreas: Acupuntura, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermato-Funcional, Fisioterapia do Desporto, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia em Traumato-Ortopedia, Fisioterapia em Saúde da Mulher, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Osteopatia e Quiropraxia, entre outras.
ESTUDE FISIOTERAPIA NO UNINTA
Durante a Graduação, o estudante de Fisioterapia do UNINTA, curso nota máxima pelo MEC, conta com uma grande estrutura para apoiar seu aprendizado, com salas de aula e laboratórios modernos e confortáveis, professores mestres e doutores que são referência na área, projeto pedagógico de excelência e a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, Extensão e de programas de monitoria, aproximando-o desde cedo das habilidades práticas e do contato com a comunidade, reforçando sua formação.
Além disso, unidades de prestação de serviços como a Clínica Escola de Fisioterapia UNINTA, que atende a comunidade de Sobral e região, e o Centro de Estética Uninta, voltado ao atendimento dermato-funcional, possibilitam o exercício das práticas, com apoio de preceptores. O curso ainda conta com diversos campos de estágios, através de convênios interinstitucionais, em diversos municípios, com transporte gratuito aos estudantes a partir da sede.
GRADUAÇÃO E ALÉM
Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.
A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de Fisioterapia. Atualmente são mais de 500 egressos inseridos na área da gestão em saúde, clubes esportivos, clínicas, consultórios, docência, dentre outros. Hoje nosso curso tem parceiros e uma estrutura diferenciada, o que faz do fisioterapeuta formado pelo UNINTA um profissional de destaque para o mercado em ascensão.
A Fisioterapia é uma ciência necessária nas diferentes fases da vida – da neonatologia à geriatria. Todavia, esta vem, cada vez mais, destacando-se dentre as profissões de forma progressiva e rápida em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos.
Considerando que a Fisioterapia tem como objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função.
O curso de graduação em fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA) é dividido em dez semestres e formará fisioterapeutas generalistas e pesquisadores, estando direcionado a preparar o profissional da área de fisioterapia para atender às necessidades regionais e nacionais de saúde, contribuindo de forma teórica e prática com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas reais ou potenciais ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais. Durante este período, o acadêmico de fisioterapia poderá se engajar em Projetos de Pesquisa, Extensão e Programas de Monitoria de disciplinas específicas ou do ciclo básico.
Durante a Graduação, o estudante do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, Extensão, Programas de Monitoria de disciplinas específicas ou do ciclo básico e em ligas acadêmicas que buscam fomentar o conhecimento e a experiência do aluno e torna-lo apto a atuar de forma humanizada desde o período de graduação.
Há também uma preocupação em formar profissionais qualificados cuja consciência e prática social estejam voltadas para aspectos como o conhecimento e serviços como Educação em Saúde, sejam de acesso livre a todas as camadas sociais e não apenas a um pequeno número de privilegiados.
A Fisioterapia previne e trata os distúrbios cinético-funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesiologia, da sinergia funcional e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e das disciplinas comportamentais e sociais.
O fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior generalista, crítica e reflexiva, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinético-funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à intervenção e acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e às condições para alta do atendimento.
O Fisioterapeuta pode atuar como profissional liberal ou em diversas instituições de saúde, tais como: hospitais, clínicas, postos de saúde, centros de reabilitação, centros geriátricos, SPAs, empresas, centros desportivos, escolas, entre outros. A realização de cursos de pós-graduação permite ainda ao fisioterapeuta atuar em instituições de ensino como professor universitário e pesquisador na área da fisioterapia.
O fisioterapeuta poderá atuar de forma autônoma (como em seus próprios consultórios ou em serviços Home Care) ou associado em instituições de saúde públicas e particulares.
A Fisioterapia possui as seguintes Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO:
As tarefas cotidianas exigidas do Fisioterapeuta demandam preparo consistente, durante seu trânsito universitário, como condição a que esteja devidamente habilitado ao exercício profissional.
A sociedade dos negócios globalizados requer dos atuais e futuros fisioterapeutas que operem, no mercado de trabalho, com habilidades qualificadas e com eficiência profissional, visando à melhoria da prestação de serviços fisioterapêuticos – preventivos e curativos.
A partir da maturidade científica, responsabilidade, senso crítico, liderança, criatividade, idoneidade moral, consciência política e social, consciência da cidadania, comunicação clara e precisa, espírito inovador, desempenho quantitativo e qualitativo, controle metodológico e técnico.
Estando em pleno acordo com o perfil traçado pela Comissão de Especialistas do Ensino de Fisioterapia, o profissional a ser formado por essa instituição deverá ter:
a) Competências
Para que o fisioterapeuta egresso do Centro Universitário Inta (UNINTA) exerça suas funções sociais de forma adequada, deve demonstrar competências e habilidades para interpretar e analisar, de maneira crítica, dados e informações, aplicar os conhecimentos técnicos na identificação e solução de problemas relativos às suas áreas de atuação, observar e raciocinar de maneira lógica e conexa e expressar-se claramente, além de conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia:
b) Habilidades
Os alunos egressos do Curso de Bacharelado em Fisioterapia estarão preparados para as seguintes habilidades:
Essas habilidades serão despertadas, incentivadas e aprofundadas durante o desenvolvimento do Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Fisioterapia.
O profissional a ser formado pelo Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem um perfil cujas características e aptidões esperadas são:
No setor público e em hospitais, o fisioterapeuta pode, ao longo da carreira, assumir funções de coordenação de equipes. Outra linha profissional é a da gestão. Há profissionais atuando em órgãos como a Agência Nacional de Saúde (ANS).
A evolução está diretamente ligada à especialização por meio de cursos e outros tipos de formação na área escolhida. Com as formações, o profissional aprende novas técnicas e se aprimora, o que lhe permite melhorar os ganhos, por meio do aumento da clientela e do valor da consulta.
Coordenação do curso
Secretária do curso
Conheça o UNINTA