SOBRE A CARREIRA
CONHEÇA A ENGENHARIA CIVIL
No campo da Engenharia, a carreira na área Civil é a mais promissora para o futuro. O profissional é responsável pela execução, fiscalização, planejamento e gerenciamento de obras civis, infraestrutura e serviços técnicos. No mercado, o setor em constante desenvolvimento tem muitas oportunidades para o engenheiro.
ONDE ATUAR
O engenheiro está apto a realizar laudos e perícias, elaboração de projetos de cálculo estrutural, instalações prediais, sistemas urbanos de água, esgoto e drenagem, rodovias, barragens, orçamentos para obras públicas e particulares, avaliações relacionadas ao solo e a ventilação. O trabalho vai desde pequenas reformas até obras de grande porte, todas com a responsabilidade de criar resultados seguros e duradouros para a sociedade.
Seja em um negócio próprio, grandes empresas privadas, órgãos públicos ou na docência, ministrando aulas em cursos técnicos e superiores, o engenheiro civil tem muitas opções no mercado de trabalho e precisa estar preparado. A profissão exige uma habilidade com cálculos e muita organização.
ESTUDE ENGENHARIA CIVIL NO UNINTA
A graduação em Engenharia Civil do UNINTA apresenta uma estrutura com biblioteca e laboratórios de Informática; Química Geral; Física Experimental; Instalações Elétricas; Mecânica dos Fluidos e Instalações Hidráulicas, Mecânica dos Solos, Materiais e Estruturas, equipamentos que desempenham um papel importante na formação do futuro engenheiro. Essas práticas possibilitam ao estudante entender o comportamento e cuidados necessários na seleção, caracterização e comportamento dos materiais e técnicas empregados na construção civil.
O curso promove atividades complementares que desenvolvem habilidades e competências no âmbito da formação pessoal, profissional e cidadã do acadêmico, estimulando a sua participação em atividades de caráter socioeducativo, cultural, artístico, científico, acadêmico, técnico e tecnológico.
Seus diversos grupos de estudo incentivam a pesquisa e exploram os aspectos regionais e culturais, o desenvolvimento de novas técnicas construtivas e novos materiais, assim como o preparo para novas habilidades que o mercado exige, como linguagens de programação e métodos de gestão.
GRADUAÇÃO E ALÉM
Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.
A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de Engenharia Civil. Os profissionais formados atuam nas mais diversas áreas, contemplando o mercado da construção civil, engenharia de transportes e rodovias, saneamento e recursos hídricos e desenvolvimento de novos materiais, que contribuam para a promoção da sustentabilidade. Pode-se destacar a atuação do profissional engenheiro civil, também, nas áreas administrativas e econômicas, exercendo funções em altos cargos hierárquicos.
Visando alcançar a formação de profissionais de excelência, o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário Inta (UNINTA) propõe formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, de modo que atenda a demanda da sociedade visando o desenvolvimento Nacional e ainda estimular a identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e com responsabilidade voltada para o desenvolvimento sustentável. Considerando ainda uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Os conteúdos curriculares buscam o desenvolvimento do perfil profissional, considerando as competências tecnológicas do egresso e cargas horárias. O curso conta com 4.815 horas/aula distribuídos entre disciplinas de caráter profissionalizante que buscam não dissociar teoria e prática voltadas para Engenharia Civil e as disciplinas institucionais que compõe o eixo da cultura, conforme preconiza o PPI, e 210 horas em atividades complementares.
Norteado pelo princípio de formar, mais do que informar, o Centro Universitário Inta (UNINTA) procura concretizar uma filosofia humanística em toda a sua trajetória histórica. Para isso, fundamenta-se em uma concepção educacional que promove a formação e a emancipação humana e profissional a partir do desenvolvimento de ações orientadas para o pleno exercício da cidadania, com vistas à habilitação de profissionais éticos, críticos e empreendedores, culturalmente preparados e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e humana. Procura também assegurar o desenvolvimento de processos formativos de profissionais com perfil diferenciado e alto grau de excelência e conhecimento.
Pretende-se que o egresso do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário Inta (UNINTA) tenha um perfil profissional baseado nas seguintes premissas:
O Brasil forma 32 mil engenheiros civis por ano, mas esse número ainda é baixo. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país teria que formar 60 mil engenheiros anualmente. “Isso se dá em função do crescimento do país, do enriquecimento das classes mais baixas que precisam de novas habitações, de mais infraestrutura e serviços. E essas demandas entram diretamente no nicho de produção do engenheiro civil”, explica a diretora de infraestrutura da Sudecap/BH, Ana Paula Fernandes Furtado, em texto de Luiza Lages, para o Portal Guia do Estudante da edita Abril.
A engenheira civil falou aos estudantes sobre a carreira e as perspectivas para quem quer seguir a área. Para ela, a demanda de profissionais deve se manter a mesma para os próximos anos. “Hoje, as cidades de grande e médio porte estão crescendo, então isso faz com que você tenha necessidade de investir em transporte, habitação, saneamento. E esse tipo de investimento no país não vai parar”, afirma. Mesmo frente a uma crise econômica mundial e uma possível estagnação do crescimento, ela assegura que a necessidade de criar e aprimorar a infraestrutura existente não para.
Entre planejar, projetar, executar e fiscalizar obras civis, que podem ser de infraestrutura urbana, rural ou industrial, a Engenharia Civil é um campo muito amplo, com múltiplas possibilidades. Ana Paula, que já foi responsável por trabalhos ligados à urbanização e habitação de vilas e favelas, além de projetos de infraestrutura diversos, conta que hoje trabalha com o que mais gosta: projetos de construção pesada. O ideal é experimentar um pouco de tudo dentro da faculdade e também depois de formado, para então assumir a rotina em uma área.
A diretora do Sudecap só optou pela engenharia depois de fazer alguns estágios na área, a partir do curso técnico em Saneamento, no Cefet MG. Para ela, a prática é fundamental para um engenheiro, e no mercado não faltam apenas profissionais, mas profissionais bem preparados. A dica é estudar muito, participar de atividades de extensão e pesquisa e sempre fazer estágios. “Sem esse tipo de preocupação, quem chega ao mercado é imaturo, despreparado. O que o mercado quer é alguém que conheça um pouco mais sobre as funções que vai assumir”, diz.
Além disso, o importante para ser um bom profissional é ter responsabilidade e pensar à frente. “Hoje um engenheiro tem que antecipar os impactos ambientais e sociais que uma obra vai ter no futuro, e deve saber que o que construímos deve ter vida útil, não pode ser inutilizada e substituída em alguns anos”, afirma. É preciso ter curiosidade aguçada, querer conhecer de tudo um pouco, e estar antenado ao que está acontecendo. “A Engenharia está muito relacionada ao nosso cotidiano. O engenheiro civil constrói para as pessoas: onde elas vão andar, morar e fazer uso do espaço”, reflete.
Coordenação do curso
Secretária do curso
Conheça o UNINTA