CONHEÇA A ARQUITETURA E URBANISMO
O arquiteto e urbanista tem grande importância no mercado de trabalho, não só projetando edifícios, que incluem a solução de moradias, comércios, escolas, hospitais e a organização de ambientes internos, como também cidades, interferindo através do planejamento urbano no projeto e desenho de ruas e quadras, na idealização de jardins, praças e parques e outros espaços públicos, além de contribuir na idealização de leis e zoneamentos, promovendo o desenvolvimento urbano e integrando a comunidade.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O profissional pode atuar na área de gestão pública, desenvolvendo e acompanhando projetos relativos à cidade e suas infraestruturas de água, saneamento básico, iluminação, arborização (paisagismo), mobilidade, acessibilidade e ao meio ambiente e, também, no setor privado e nos diversos setores do poder público, projetando nas áreas de educação, comércio, residências, industrias e hospitais. O arquiteto e urbanista é também o responsável técnico pela execução de obras no mercado da construção civil.
ESTUDE ARQUITETURA E URBANISMO NO UNINTA
O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso. O curso promove uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características.
Uma excelente estrutura apoia a formação. No Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, ocorrem as atividades de desenvolvimento, representação e impressão de projetos. O curso conta também com os Laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental para avaliar e auxiliar no processo processual, que é desenvolvido em ateliês e nos Laboratórios de Estruturas e de Materiais de Construção.
Grupos de estudo, pesquisa e projetos de extensão complementam a formação, aliando aos estágios e monitorias na consolidação de conhecimentos e experiências que são diferenciais para a inserção no mercado de trabalho.
GRADUAÇÃO E ALÉM
O Centro Universitário oferece variados cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.
A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de Arquitetura e Urbanismo, não só nos escritórios e na gestão pública mas, sobretudo, na sua própria iniciativa, uma vez que o curso prepara o profissional também para a prática autônoma e liberal.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA na região vêm atender a uma demanda até então reprimida de pessoas que gostariam de se dedicar ao aprendizado profissional da Arquitetura e do Urbanismo na sua cidade, mas que ainda não tinham a oportunidade, pela falta tanto de condições estruturais para o deslocamento ou mudança para Fortaleza, como pela ausência de um curso específico.
Desta maneira, o Curso autorizado pelo MEC com nota “4”, representa um avanço para a realização e oportunidade para se tornar um profissional de nível superior na área da arquitetura e urbanismo com alto padrão e qualidade profissional para que possa atuar na região, uma vez que contribuirá na difusão de novos conhecimentos, procedimentos, práticas e padrões arquitetônicos e urbanísticos.
Portanto, serão os arquitetos e urbanistas egressos do UNINTA que terão a missão de explorar esse mercado até, então, muito restrito. Sabendo-se que existem apenas 16 (quinze) arquitetos e urbanistas inscritos no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil que possuem uma atuação na cidade, em uma região com uma população de aproximadamente 200.000 habitantes e em uma macrorregião de 1.800.000 habitantes. Isso representa a existência de um potencial latente de trabalho, tanto para o exercício da profissão no setor privado, quanto no setor público para atender as carências de caráter social no interior do Estado, a partir das possibilidades de frentes de trabalho direcionadas para essa área.
O entendimento a respeito da formação do arquiteto e urbanista contido no Projeto Pedagógico é de que se deva primar por uma formação ampla com foco na concepção arquitetônica como um todo, entendendo-se Arquitetura como obra construída e não limitada apenas ao projeto. Outro aspecto relevante é a relação entre o edifício e a cidade, em uma abordagem ampla do contexto socioeconômico e político, de modo a capacitar o estudante a atuar consciente dos diversos atores que influencia a produção arquitetônica e urbanística.
Observa-se a importância do nosso currículo no qual se contemplam os diversos tipos de atuação do Arquiteto e Urbanista. Todas as áreas de atuação estão perfiladas nos conteúdos curriculares e na Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, além dos perfis da área e padrões de qualidade.
As qualidades profissionais e éticas para o desempenho da profissão convergem para a capacitação técnica, humana, social, ambiental e artística diante da necessidade de respostas às diversas realidades sociais, econômicas e culturais, com o comprometimento constante diante da sociedade em que atua.
O profissional arquiteto e urbanista deverá estar preparado para colocar os interesses coletivos acima dos interesses particulares, nos aspectos que afetem o meio ambiente e as questões de cidadania, exercendo assim as suas habilidades profissionais dentro de padrões éticos.
Desta forma, o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do UNINTA busca enfatizar na formação profissional, princípios éticos, que formam e desenvolvam no estudante uma atitude de responsabilidade tendo como princípios norteadores:
A formação generalista para o Arquiteto e Urbanista está evidenciada na diversidade do Currículo Pleno do Curso, ampliando consideravelmente a inserção profissional do egresso. Este, como Arquiteto e Urbanista pode atuar como profissional liberal, autônomo ou trabalhar em instituições públicas ou privadas. Atuar em qualquer lugar como membro ou coordenador de uma equipe multidisciplinar no processo de elaboração e/ou implantação de projetos arquitetônicos e urbanísticos.
A profissão está regulamentada pela Lei Federal nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU e regulamenta a profissão do arquiteto e urbanista com atribuições nas áreas de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, paisagem natural e construída, arquitetura de interiores, cidades, planejamento urbano e regional. O exercício da profissão de arquiteto e urbanista passa a ser regulado por esta Lei. Segundo o art. 2º desta lei, destaca-se ainda como atribuições de Arquitetos e Urbanistas a:
I – supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
II – coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
III – estudo de viabilidade técnica e ambiental;
IV – assistência técnica, assessoria e consultoria;
V – direção de obras e de serviço técnico;
VI – vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;
VII – desempenho de cargo e função técnica;
VIII – treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
IX – desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
X – elaboração de orçamento;
XI – produção e divulgação técnica especializada; e
XII – execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) preocupa-se com a Arquitetura e Urbanismo do século XXI capaz de propor soluções ao quadro problemático do paradigma ambiental e urbano. O curso envolverá o estudante na prática da profissão estabelecendo uma proposta de ensino voltada com o cumprimento da função social da profissão, assim como, para o exercício das experiências pedagógicas.
O perfil desejado do egresso é o de um profissional apto a:
O profissional deve demonstrar capacidade de tomada de decisões, desenvolvendo um espírito crítico que lhe possibilite apresentar propostas para a solução de problemas teóricos e práticos, fundamentando-se em conceitos assimilados, seja ao longo do curso, seja através do Processo de Educação Continuada, ou ainda, por meio de situações do dia-a-dia em seu campo de atuação.
Por outro lado, o profissional da área deve possuir uma formação humanística e cultural que lhe possibilite manter um relacionamento humano, adequado aos diferentes grupos com os quais ele, obrigatoriamente, terá contato.
O Egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA, deverá possuir:
I – sólida formação de profissional generalista da Arquitetura e Urbanismo, conceber e executar projetos de Arquitetura e Urbanismo;
II – aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
III – promover o interesse pela área do patrimônio histórico cultural e artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos, cidades, conservação e valorização do patrimônio construído;
IV – proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis;
V – da Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial.
Com o advento do novo modelo de desenvolvimento urbano e econômico concebido a partir do Programa de Interiorização do Estado do Ceará, surgiram novas perspectivas para os setores da Arquitetura e Urbanismo. Certamente fortalecidos pela Política de Desenvolvimento Urbano cujas estratégias promovem a urbanização das cidades, construção de conjuntos habitacionais de interesse social, entre estas a elaboração de Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, alavancando as novas demandas para a construção de escolas; equipamentos públicos; saúde; bem como edificações de construção civil que foram em grande parte, planejadas e executadas sem a existência de nenhuma escola de formação de Arquitetos e Urbanistas locais.
O que ocorre atualmente é que em sua grande maioria, os profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, os autores dos projetos destas obras em execução na cidade, não são da Região, o que faz exigir uma contratação de mão de obra especializada oriunda de outras partes do Estado do Ceará e Região do Nordeste, criando ainda mais uma lacuna de déficit de atuação profissional de Sobral e na macrorregião. Em relação à formação também se observa uma evasão de jovens natural desta cidade, buscando formação em outras cidades, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Estes estudantes que resolvem ficar não tem a mesma oportunidade, escolhem por cursos livres e técnicos.
Dessa maneira, em Sobral, assim como nas outras cidades circunvizinhas do interior norte do Ceará o tema referente à Arquitetura e Urbanismo não existia; este fato acarretava em um reduzidíssimo número de arquitetos urbanistas em atividade. Entretanto observa – se que na região norte existe vocações e potencialidades neste setor, e cuja dimensão urbana é um potencial ainda praticamente inexplorado.
Levando em consideração estas informações, o mercado de trabalho para o profissional em Sobral e na Região Noroeste do Ceará começará a ser explorado, pois, a maioria dos arquitetos que atuam na região, são oriundos de outras partes do Brasil, existindo assim uma demanda por mão de obra qualificada em todos os municípios do interior do Estado.
Para que o egresso alcance o perfil desejado, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA, em consonância com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, proporcionará condições para que seus estudantes desenvolvam as seguintes competências e habilidades:
a) Conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos, ambientais, urbanos e econômicos relevantes para entendimento da Arquitetura e Urbanismo no decorrer dos tempos.
b) Identificação das necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente a ser construído.
c) Conhecimento das formas de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos sobre o meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável.
d) Habilidades necessárias para conceber projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, durabilidade, manutenção e especificações, bem como os regulamentos legais.
e) Conhecimento da História das Artes e da Estética, que são suscetíveis na influência da prática de Arquitetura ao longo dos séculos, analisar as obras que compõem a historiografia da cidade bem como do Urbanismo e Paisagismo.
f) Conhecimentos de teoria e de História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo.
g) Domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano. Ambos necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional.
h) Conhecimentos especializados para emprego adequado e econômico dos conhecimentos dos instrumentais de informática para aplicação na Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e no Planejamento Urbano e Regional.
i) Conhecimentos especializados para emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, nas instalações, em equipamentos prediais, e na organização de obras e canteiros.
j) Compreensão dos sistemas estruturais e domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações.
k) Entendimento e aplicação das condições acústicas, lumínicas e energéticas.
l) Proposição de soluções tecnológicas para a preservação conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades.
m) Habilidades de desenho, domínio da geometria e suas aplicações, bem como de outros meios de expressão e representação, tais como: perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais.
n) Habilidade de interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessário para realização de projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e no planejamento urbano e regional.
o) A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável.
p) As habilidades necessárias para conceber Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, e de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários.
q) Os conhecimentos de Teoria e de História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa.
r) O domínio de Teorias e Metodologias de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Urbanismo e Desenho Urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e trânsito necessários para concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional.
s) Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana.
t) Práticas projetuais e soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades.
u) As habilidades de desenhos e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios expressos e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais.
Coordenação do curso
Secretária do curso
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